Maior produtor mundial de café há décadas, o Brasil está prestes a virar importador do grão. O motivo é a seca do ano passado, que reduziu a safra de 2014 e também provocará quebras na colheita em 2015. Além da queda na produção, o País também está batendo recordes sucessivos na exportação de café, o que praticamente zerou os estoques de safras anteriores.
Resultado: desde fevereiro a iminente falta de café para atender o mercado interno e os compromissos de exportação estava desenhada. Diante desse risco, as indústrias pediram e o Ministério da Agricultura resolveu autorizar a importação de café da variedade arábica, a mais consumida no mundo. O grão virá do Peru.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no final de abril e desagradou produtores e lideranças do setor, como o Conselho Nacional do Café, porque a decisão acontece às vésperas do início da colheita do arábica no Brasil.
No acumulado de 2015, a receita com as exportações cresceu 23,8% e o volume embarcado apresentou alta de 2,6% até o final de abril, maior quantidade dos últimos cinco anos. No total, 84,1% do café exportado pelo Brasil nos quatro primeiros meses de 2015 foi escoado pelo Porto de Santos.
Óleo de soja caro!
As exportações e o aumento na demanda interna por óleo de soja para produção de biodiesel têm pressionado os preços do produto. Segundo o Cepea/USP, no atacado paulista o óleo de soja subiu 4,4% no começo de maio, pico desde janeiro.
Grandes frigoríficos…
Estudo divulgado terça-feira pela Universidade Wisconsin, dos EUA, revelou que o compromisso dos grandes frigoríficos brasileiros de só comprar gado de fazendas que parassem de desmatar a Amazônia diminuiu a derrubada da mata no Pará.
…ajudam a controlar…
Até 2009, antes do acordo, 40% dos fornecedores de gado eram responsáveis por desmatamentos recentes. Em 2013, esse número havia caído para apenas 4%.
..derrubada da Amazônia
Porém, a derrubada da floresta continua acelerada porque não há fiscalização federal sobre centenas de pequenos matadouros espalhados pelo País. Nesses locais impera a falta de higiene e não há controle sobre a origem e sanidade do gado.
Quem é mesmo a…
O Nordeste deverá produzir este ano uma safra de 18,9 milhões de toneladas de grãos, aumento de 20% em relação a 2014, segundo estudo divulgado pelo IBGE.
…locomotiva da Nação?
Com isso, o Nordeste vai ultrapassar o Sudeste pela primeira vez na história da pesquisa, realizada desde 1974. E isso acontecerá mesmo com o aumento na produção do Sudeste, que crescerá 2,3% em 2015.
Orgulho nordestino!
O destaque do Nordeste é o aumento na safra de soja, milho e feijão, a ser colhida na região conhecida como Mapitoba, promissora fronteira agrícola que abrange o sul do Maranhão, o sul do Piauí, o oeste da Bahia e o leste do Tocantins.
Culinária brasileira…
O Pinhão na Culinária é um dos finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, o Oscar da literatura gastronômica mundial. O livro traz cem receitas doces e salgadas feitas com pinhão, semente da araucária, pinheiro nativo do Sul do Brasil.
…em destaque na China
O Pinhão na Culinária disputa a final com livros da Austrália, Áustria, Dinamarca, França e Israel. O vencedor será conhecido dia 9 de junho, em Yantai, China.
Filosofia do campo:
“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz”, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927/1994), maestro, cantor e compositor carioca.