Nutricionistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) elaboraram uma lista com sete grupos de alimentos que lesam as células e possuem fatores mutagênicos que alteram o material genético e favorecem a formação de tumores. O primeiro grupo é formado pelas carnes processadas, como a lingüiça e a salsicha, que possuem alto teor de nitritos e nitratos, que levam à formação de tumores gastrointestinais.
Os refrigerantes têm adoçantes associados ao aparecimento de câncer no trato urinário. Alimentos gordurosos são fator de risco para câncer de pâncreas, vesícula, esôfago, mama e rins porque liberam hormônios que alteram a reprodução celular.
Acima de 5 gramas por dia, o sal pode lesar células do estômago. Nesse grupo, os principais vilões são carne seca, bacalhau, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e os congelados, como as pizzas prontas.
O carvão usado no churrasco libera dois componentes cancerígenos através da fumaça (alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático) que impregnam a carne.
O sexto grupo é formado por alimentos contaminados por agrotóxicos. Nesse aspecto, não há nenhuma forma eficaz de remover o aditivo químico de frutas, verduras, legumes e grãos. Então, a solução são os orgânicos.
Alimentos fritos ou grelhados em altas temperaturas, acima de 300 graus, acabam incorporando substâncias cancerígenas que contêm fatores mutagênicos.
Em todos os casos, a adoção de uma dieta rica em fibras pode ajudar no trânsito intestinal, o que evita agressões às células e sua multiplicação descontrolada.
PL da Pesca
Deve ir a voto no Senado nas próximas semanas o projeto de lei que equipara a pesca à agricultura em questões fiscais e trabalhistas. O PL regulamenta, por exemplo, o repasse dos ganhos de produção dos armadores de pesca para os pescadores e concede subsídio no valor da energia elétrica ao setor.
Trigo ladeira abaixo
O preço do trigo atingiu a menor cotação dos últimos 5 anos na Bolsa de Chicago, que baliza o valor dos cereais em todo o mundo. O motivo: aumento de oferta de trigo no mercado internacional. O Brasil importa metade do trigo que consome.
Carne versus colesterol
Estudo desenvolvido por cientistas brasileiros e dinamarqueses concluiu que misturar erva-mate à ração dos bovinos produz uma carne com característica antioxidante e capaz de reduzir o colesterol em humanos.O estudo durou três anos e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Galinha sem gaiola!
O Mc Donalds e a Nestlé anunciaram que não vão mais comprar ovos de aviários que criem galinhas poedeiras confinadas em gaiolas nos EUA e Canadá. As duas empresas cederam à pressão de ativistas pelo respeito ao bem-estar animal.
Conab vai doar feijão
A Conab tem 30 mil toneladas de feijão para doação. O grão integra os estoques do Governo Federal e as prefeituras interessadas devem preencher o Pedido de Doção de Alimentos no site www.conab.gov.br. O feijão deve ser distribuído a entidades beneficentes, restaurantes comunitários e rede de saúde, educação e segurança.
Filosofia do campo:
“Às vezes, ouço passar o vento. E, só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”, Fernando Pessoa (1888/1935), jornalista e escritor português.