Bahia, quem diria, produz o melhor café do Brasil

A região produz cafés suaves e aromáticos e caracteriza-se por uma cafeicultura familiar, pouca chuva e altitude entre 600 e 1.380 metros acima do nível do mar

A Bahia festiva do Carnaval e rica culturalmente, dos romances de Jorge Amado e da poesia de Dorival Caymmi, volta a surpreender o País. Agora, não é o litoral que encanta, mas a agricultura que presenteia os paladares com o melhor café do Brasil. O Estado foi destaque no 15º Cup of Excellence – Early Harvest 2014, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais. Dentre as 21 amostras premiadas no evento, nove eram da Bahia. Inclusive as cinco primeiras colocadas.

Continua após a publicidade

Portanto, segundo os jurados reunidos em Varginha, no sul de Minas Gerais, o melhor grão do País é plantado na Chapada Diamantina, interior da Bahia. A região produz cafés suaves e aromáticos e caracteriza-se por uma cafeicultura familiar, pouca chuva e altitude entre 600 e 1.380 metros acima do nível do mar.

Os baianos competiram com grãos de nove regiões distribuídas por cinco estados: Sul, Cerrado, Chapada, Mantiqueira e Matas, todas de Minas Gerais; Montanhas do Espírito Santo; Norte do Paraná; Mogiana e Média Mogiana de São Paulo.

Os cafés especiais se distinguem por alguma característica peculiar seja na cor, no aroma ou no sabor. Eles já representam 5% do consumo interno e 12% do mercado internacional, custam até o dobro e fazem sucesso no Japão, EUA e Europa.

Continua após a publicidade

Para os céticos
Dados preliminares colhidos por institutos norte-americanos e ingleses entre janeiro e outubro apontam que 2014 deverá superar 2010 e se tornar o ano mais quente desde o século 19, quando começaram as medições. Aquecimento global?

Preço do feijão…
Como antecipou esta coluna no dia 7 de novembro, o preço do feijão vem subindo sistematicamente no mercado atacadista. Especialmente o carioca de melhor qualidade. E o motivo dessa alta é que o País atravessa o período de entressafra.

…dispara no atacado
Na última semana de novembro o aumento chegou a 30% em um único dia. Essa alta logo chegará ao varejo. Os preços só devem se normalizar no final de janeiro, quando entra no mercado o feijão novo a ser colhido no Paraná, Goiás e Minas.

Continua após a publicidade

Fim do período…
Com o retorno das chuvas ao Centro-Sul do País o pasto já começa a se recuperar da seca. Isso, em tese, deve derrubar o preço das carnes, do leite, iogurtes e queijos.

…das vacas magras
O Cepea/USP apurou que os laticínios fecharam novembro pagando R$ 0,94 pelo litro do leite na porteira da fazenda, um recuo de quase 5% em relação a outubro. Descontada a inflação, o leite fechou o mês valendo 12% a menos em relação a novembro de 2013. Portanto, é hora de os preços caírem também no varejo.

Leite com Coca-Cola
A Coca-Cola resolveu entrar de cabeça no mercado lácteo. A empresa lançou esta semana nos EUA o leite premium Fairlife, que é livre de lactose, contém 50% mais proteína, 50% mais cálcio e 30% menos açúcar que o leite comum.

Continua após a publicidade

Pepino, abóbora e melão..
A Academia Chinesa de Ciências Agrárias e a Universidade da Califórnia acreditam que plantas da família curcubitáceas podem se tornar aliadas no combate ao câncer. Desse clã fazem parte o pepino, a abóbora, a abobrinha, a moranga, o melão e a melancia.

…combatem o câncer
O problema é que o homem, durante o processo de domesticação dessas plantas, selecionou as menos amargas para o consumo. E são justamente essas substâncias que provocam o amargor que podem ajudar no combate ao câncer.

Filosofia do campo:

Continua após a publicidade

“Desejo a você: fruto do mato, cheiro de jardim, namoro no portão, domingo sem chuva, segunda sem mau humor e sábado com seu amor”

– Carlos Drummond de Andrade (1902/1987), poeta mineiro.