Cinema DL
Ator fez sucesso ao lado de Terence Hill em inúmeros filmes de comédia. Antes de ser ator, Spencer foi campeão de natação, disputou duas Olimpíadas e morou no Brasil no final dos anos 40
Bud Spencer nasceu em Nápoles, na Itália, se chamava Carlo Pedersoli e tinha 86 anos de idade / Reprodução/Facebook oficial de Bud Spencer
Continua depois da publicidade
O ator italiano Bud Spencer morreu, nesta segunda-feira, aos 86 anos de idade, em Roma. A causa da morte não foi divulgada pela família. Ele é conhecido mundialmente pelos filmes de western spaghetti, ação e comédia ao lado de Terence Hilll.
"Papai se foi pacificamente, às 18h15 (hora local). Ele não sofreu, estávamos todos ao seu lado e sua última palavra foi 'obrigado'", disse o filho de Spencer, em comunicado divulgado pela imprensa italiana.
Continua depois da publicidade
Bud Spencer nasceu no dia 31 de outubro de 1929, em Nápoles, na Itália. O seu nome verdadeiro era Carlo Pedersoli. O nome artístico foi uma homenagem a sua cerveja favorita, Budweiser, e ao ator Spencer Tracy.
O seu primeiro grande papel como ator foi Nando, do filme Um Herói de Nossos Tempos (1957), de Mario Monicelli. Mas seis anos antes havia feito sua estreia em Hollywood em um pequeno papel no épico “Quo Vadis” (1951), no papel de um guarda do Império Romano.
Continua depois da publicidade
Na Itália, Bud também teve êxito como compositor, fazendo músicas para Ornella Vanoni e Nico Fidenco.
Ele voltaria a atuar no cinema no filme “Giuseppe Colizzi Deus Perdoa... Eu Não!” (1967). Ao lado de Terence Hill, fez filmes como “Os Quatro da Ave Maria” (1968), “A Colina dos Homens Maus” (1969), “Chamam-me Trinity” (1970), “Trinity Ainda é Meu Nome” (1971), “Quem Encontra um Amigo, Encontra um Tesouro” (1981), “Dois Loucos com Sorte” (1983), “Eu, Você, Ele e os Outros” (1984 - filmado no Rio de Janeiro) - e “Os Dois Super-Tiras em Miami” (1985). Spencer e Hill fizeram mais de 18 filmes juntos entre as décadas de 70 e 80.
Continua depois da publicidade
Bud Spencer atuou em algumas séries de televisão nos últimos anos. Um de seus últimos trabalhos foi na série I Delitti del Cuoco (Os crimes do cozinheiro, em tradução literal), em 2010, do Canale 5.
Spencer morou no Brasil entre 1947 e 1949, quando foi funcionário do consulado da Itália em Recife.
Antes de ser ator, Bud Spencer foi 20 vezes campeão de natação em provas medley e dos estilos peito e borboleta. Bud foi o primeiro italiano a nadar 100 metros, em estilo livre, em menos de um minuto, em 1950, aos 20 anos de idade. Pela modalidade, foi prata nos 100 m livres nos Jogos do Mediterrâneo, em 1951. Também foi jogador de Polo Aquático e jogando pela Lázio, foi campeão italiano em 1954. Em 1955, foi medalha de ouro nos Jogos do Mediterrâneo, na modalidade de polo aquático.
Continua depois da publicidade
Bud Spencer disputou duas olimpíadas, representando a Itália nos jogos de Helsinque, em 1952, e de Melbourne, em 1956.
Graduado em Direito, Spencer falava seis idiomas, inclusive o português fluentemente, do qual dizia frases em filmes como "Charleston", de 1977, quando se fez passar por um milionário brasileiro, também foi autor do registro de diversas patentes. (Com informações de EFE, France Presse, Wikipédia, e sites especializados em cinema).