Cinema DL

Gene Wilder, o Willy Wonka, morre aos 83 anos

O ator estrelou 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' (1971) e sofria do Mal de Alzheimer

Bárbara Farias

Publicado em 29/08/2016 às 17:47

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Gene Wilder como Willy Wonka no filme A Fantástica Fábrica de Chocolate / Divulgação

Continua depois da publicidade

A segunda-feira (29) ficou sem cor, sem graça e sem sabor de chocolate. Morreu, Gene Wilder, aos 83 anos de idade, em Stamford, Connecticut, nos Estados Unidos. O ator, cineasta e roteirista morreu no domingo (28), de complicações do Mal de Alzheimer, mas a notícia foi anunciada nesta segunda-feira por um sobrinho do artista à agência de notícias Associated Press. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Wilder estrelou comédias diversas, mas foi como Willy Wonka, no filme de fantasia e drama “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971), que ele tornou-se eterno para milhares de crianças nas décadas de 1970 e 1980.

Wonka, definitivamente, foi o seu personagem mais marcante no cinema e lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Outra indicação ao prêmio veio por sua atuação no filme “O Expresso de Chicago” (1976).

Continua depois da publicidade

Durante sua carreira, Wilder recebeu duas indicações ao Oscar. A primeira na categoria de melhor ator coadjuvante por sua atuação em “Primavera Para Hitler” (1967) e a segunda, por melhor roteiro adaptado do filme “O Jovem Frankenstein” (1974).

Gene Wilder ganhou um Emmy em 1998, de melhor ator convidado em série de comédia, ele fez uma participação especial em “Will & Grace”.

Continua depois da publicidade

Um dos grandes parceiros de Wilder foi o diretor norte-americano Mel Brooks. Juntos, eles trabalharam em filmes como “Primavera Para Hitler”, “Banzé no Oeste” e “O Jovem Frankenstein”, no qual o ator também assinou como roteirista.

Em sua conta no Twitter, o cineasta Mel Brooks publicou: “Um dos verdadeiros grandes talentos dos nossos tempos. Ele abençoou cada filme que fizemos com sua mágica e me abençoou com sua amizade”.
Wilder também dirigiu cinco longas-metragens, incluindo “A Dama de Vermelho” (1984) e “O Maior Amante do Mundo (1977).


Veja o trailer o filme "A fantástica fábrica de chocolate"

Continua depois da publicidade

Outro parceiro foi o ator Richard Pryor (1940-2005). Ambos atuaram juntos em “Cegos, Surdos e Loucos” (1989), “Loucos de Dar Nó” (1980) e “O Expresso de Chicago” (1976).

Jerome Silberman era o nome verdadeiro de Gene Wilder. Ele nasceu no dia 11 de junho de 1933, na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software