X

Cinema DL

Filme sobre saúde mental produzido por crowdfunding é lançado na internet

"Luz, Câmera, Inclusão...", do cineasta santista Dino Menezes, retrata os movimentos de Luta Antimanicomial

Da Reportagem

Publicado em 21/02/2017 às 13:31

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

"Luz, Câmera, Inclusão...", do cineasta santista Dino Menezes, retrata os movimentos de Luta Antimanicomial / Frame/Luz, Câmera, Inclusão...

Já pode ser visto na internet o longa "Luz, Câmera, Inclusão...um filme sobre a Luta Antimanicomial", produzido pelo diretor Santista Dino Menezes. Para concluir a produção foi utilizada tecnologia e as redes sociais por meio do sistema conhecido como “crowdfunding” ou, em português, “financiamento coletivo”, que funciona a partir de contribuições individuais de interessados através da internet.

O filme começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, Dino e sua equipe, trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades como o ex-coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori, substituído por Valencius Wurch, em dezembro de 2015. O documentário mostra várias manifestações dos movimentos ligados à luta antimanicomial, que se intensificaram após a nomeação de Valencius, exonerado do cargo em maio do ano passado. O médico psiquiatra foi diretor de um dos maiores hospícios da América Latina.

A cidade de Santos foi pioneira na luta antimanicomial. Durante 30 anos, a cidade abrigou a Casa de Saúde Anchieta, também conhecida como "Casa dos Horrores". O nome foi dado em razão das condições encontradas no local: a superlotação, falta de profissionais e as denúncias de maus-tratos, fizeram com que a prefeitura intervisse, no final da década de 80, assumindo a direção do hospital psiquiátrico. A partir daí, o lugar passou a adotar terapias e serviços que pudessem garantir o convívio social dos pacientes. A rádio Tam Tam, dirigida pelo arte-educador Renato Di Renzo e produzida dentro do Anchieta pelos chamados "loucutores" era um destes projetos. "Eu já conhecia o trabalho e a história do Renato e sempre tive muita curiosidade sobre o tema. Há alguns anos, fui gravar em um Caps e tive a ideia de fazer o filme", conta o diretor Dino Menezes.

“Luz, Câmera, Inclusão…” foi lançado com grande aceitação dos movimentos ligados à saúde mental. “Emocionante, realista, histórico, engajado e sensível”, avaliou Rodrigo Pressoto, especialista da área e militante de Campinas/SP. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter