Eles estão de volta – Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock e David Spade se reúnem em mais uma aventura de verão em Gente Grande 2 (Grown Ups 2).
Depois de se mudar com a família de volta para a sua cidade natal para estar mais perto dos seus amigos e dos filhos deles, Lenny (Adam Sandler) descobre que, entre os bullies do passado e os novos bullies do presente, motoristas de ônibus esquizofrênicos, policiais bêbados em esquis e 400 penetras numa festa a fantasia, às vezes, a loucura o segue aonde ele for.
Columbia Pictures apresenta uma produção Happy Madison, um filme de Dennis Dugan, Gente Grande 2 (Grown Ups 2), estrelado por Adam Sandler, Kevin James, Chris Rock, David Spade, Salma Hayek, Maya Rudolph, Maria Bello e Nick Swardson. Dirigido por Dennis Dugan. Produzido por Adam Sandler e Jack Giarraputo. Escrito por Fred Wolf & Adam Sandler & Tim Herlihy. Os produtores executivos são Barry Bernardi e Allen Covert. O diretor de fotografia é Theo Van de Sande, ASC. O desenhista de produção é Aaron Osborne. O montador é Tom Costain. A figurinista é Ellen Lutter. A trilha é de Rupert Gregson-Williams. Os supervisores musicais são Michael Dilbeck, Brooks Arthur e Kevin Grady.

A comédia de maior êxito de Sandler em sua longa carreira, o filme de 2010, Gente Grande (Grown Ups), estourou nas bilheterias arrecadando mais de US$ 260 milhões de dólares em todo o mundo. O que é ainda mais extraordinário para um astro da comédia é que Sandler demonstrou ser igualmente popular tanto no seu país quando no exterior – o filme arrecadou mais de US$ 100 milhões de dólares fora dos Estados Unidos.
Então, depois de mais de uma década de comédias blockbuster, Sandler está fazendo algo que jamais fez antes: uma sequência. Gente Grande 2 (Grown Ups 2) marca a oitava colaboração do diretor Dennis Dugan com Sandler. Para o diretor, há vários motivos que explicam por que este era o momento adequado para a sequência. “Foi emocionante reunir todo mundo”, afirma ele. “Todos os personagens e as relações eram tão ricos e divertidos que sabíamos que havia mais histórias a serem contadas. É como visitar velhos amigos”.
Para Chris Rock, voltar a contracenar com seus divertidos companheiros representava a oportunidade de rodar um filme especialmente engraçado. “É uma competição divertida”, afirma ele. “Eu queria ser mais engraçado que o Spade, o Spade queria ser mais engraçado que o Kevin, e o Kevin queria ser mais engraçado que o Adam. Quando você é um comediante, isso é inevitável. Mas o lado positivo é que eu acredito que nós realmente tornamos uns aos outros ainda mais engraçados”.
Os personagens
Adam Sandler retorna como Lenny Feder. Depois de seu último retorno à sua cidade natal, este grande nome de Hollywood compreendeu, graças aos velhos amigos que lhe abriram os olhos, o que realmente importa na vida. E essa é uma lição que ele não esqueceu. “Lenny deixou seu trabalho como agente de Hollywood e se mudou com a família de volta para sua cidade natal”, explica Dugan. “Ele quer que seus filhos sejam criados em um lugar normal, longe da loucura de Hollywood”.
Kevin Jamens interpreta Eric Lamonsoff, um personagem que terá de enfrentar o seu maior temor no filme. “Um dos temas do filme é como esses personagens revivem a sua juventude de alguma maneira, e agora que são adultos, estão enfrentando as coisas com as quais nunca lidaram quando era jovens”, explica James. “O meu personagem é o único que nunca teve coragem de saltar de um penhasco na pedreira local quando era garoto. Lenny e os demais não me deixaram esquecer… e, então, quando me vejo diante desse desafio, eu sou forçado a vencer aquele medo da minha juventude… ou acabar em um restaurante, um dos dois”.
Chris Rock volta como Kurt McKenzie. Um “dono de casa” no primeiro filme, ele agora voltou ao trabalho em Gente Grande 2 (Grown Ups 2) – embora nem se note isso. “Ele, supostamente, é um funcionário da assistência técnica da televisão a cabo, mas – como todos os técnicos de TV a cabo – ele descobriu uma forma de trabalhar o mínimo possível”, explica Rock. “Ele faz o agendamento da visita – ‘Eu estarei aí entre meio-dia e quatro da tarde’ – e aí espera o momento mais inoportuno quando você não poderá abrir a porta. Ele bate, ninguém atende e bum – ele deixa o aviso: ‘marque um novo agendamento’”.
O personagem de David Spade, Marcus Higgins, tem, finalmente, o que merece em Gente Grande 2 (Grown Ups 2). “No primeiro filme, ele descobriu que o estilo de vida que pensava que queria – ser solteiro e livre – não era tão gratificante como o de seus amigos, apesar de eles estarem comprometidos com esposas e filhos”, conta Spade. “Pois, na sequência, ele descobre que sua vida fácil e livre não era exatamente como ele pensava: ele tem um filho cuja existência desconhecia e que está a caminho da cidade para passar um tempo com o pai que ele nunca conheceu. Além disso, o garoto tem uns 18 anos, é enorme, e bastante revoltado”.
Nick Swardson provocará gargalhadas como Nick. “Eu vibrei em trabalhar com tanta gente maravilhosa nesse filme”, afirma ele. “Gente com quem eu nunca pensei que fosse trabalhar. O filme é realmente divertido, uma loucura, e estou muito feliz em ter participado dele”.
Salma Hayek interpreta Roxanne, a mulher de Lenny. Esta mulher antenada com a moda troca Los Angeles pela vida numa cidadezinha da costa leste. “Ela é a única que se sente como um peixe fora d’água”, conta Hayek. “Os demais personagens cresceram todos juntos. Então, leva algum tempo até que ela encontre o seu lugar na sua nova cidade”.
Para Hayek, a oportunidade de voltar a trabalhar com o elenco de Gente Grande (Grown Ups) foi o único incentivo necessário. “Eu adorei a ideia de me reunir de novo com esses atores e comediantes maravilhosos”, afirma ela. “Nós mantivemos contato e eu amo trabalhar com eles – são tão talentosos. Eu adoro as garotas, sobretudo Maria e Maya – nós ficamos muito amigas da última vez e agora estamos ainda mais à vontade. Maya é uma das melhores comediantes dos Estados Unidos e, a cada ano, ela fica ainda melhor. E Maria manda muito bem. Ela é fera”.
Para Hayek, estar no set é uma fonte de inspiração e faz com que todos os atores façam o seu melhor em termos cômicos. “Realmente me impressiona como todos são engraçados – até aqueles de quem não esperaríamos isso. Para mim, Shaquille O’Neal foi uma revelação – ele é hilário e, neste filme, está mais engraçado do que nunca”.
Maya Rudolph interpreta Deanne McKenzie, a mulher do personagem interpretado por Chris Rock. Segundo ela, “Chris é, sem dúvida alguma, uma das pessoas mais inteligentes e engraçadas do planeta, por isso, ter a oportunidade de trabalhar com ele é sempre um sonho. Ele pode falar seriamente sobre qualquer coisa e, eu garanto que será seu ponto de vista será a coisa mais profunda, inteligente e hilária que você já ouviu acerca do assunto. Ele poderia ler para mim o cardápio do bar e eu ficaria feliz”.
Maria Bello interpreta Sally Lamonsoff. Segundo ela, trabalhar numa produção de Adam Sandler é uma experiência incomparável. “Você tem muita liberdade”, conta ela. “O Adam e os demais esperam que você improvise com a sua personagem. Nem todas as suas escolhas chegam às telas, mas algumas sim, e serão alguns dos momentos mais engraçados da sua personagem”.
“Desta vez, quando me chamaram, eu sabia o que esperar. Era como voltar ao acampamento de verão”, continua ela. “Adam e a Happy Madison criam esse ambiente para todos nós em Marblehead e em Swampscott. É uma produção realmente divertida – eu adorei”.
Participações especiais
Alexander Ludwig interpreta Braden, o filho de Marcus. Recentemente, o ator foi visto em Jogos Vorazes (The Hunger Games). “Braden é o filho cuja existência Marcus desconhecia – mas Braden não sabe disso”, comenta Ludwig. “Ele pensa que Marcus sempre soube e que simplesmente decidiu ignorar o filho. Por isso, a relação entre eles é muito tensa desde o primeiro encontro, pois há anos Braden vem alimentando sua revolta contra o pai. Foi divertido interpretar um personagem tão louco e intimidante”.
Mesmo assim, tal pai, tal filho. “Ele é uma versão enorme de Marcus”, afirma Ludwig. “Ele tem o mesmo cabelo comprido, o mesmo cavanhaque – embora seja muito mais alto que o pai”.
Para Ludwig, foi especialmente gratificante participar da comédia. “Depois de Jogos Vorazes (The Hunger Games), fico em ter a oportunidade de fazer algo diferente e surpreender o público. Além disso, quando Adam Sandler liga para você dizendo que gostaria que você participasse do seu próximo filme, você tem que aproveitar essa chance”.
O filme está repleto de participações especiais e grandes desempenhos coadjuvantes. O galã Taylor Lautner se junta à diversão como o líder do grupo de universitários de uma fraternidade que causa problemas para os nossos heróis. “O meu personagem e os seus amigos não são caras muito legais, mas isso é parte da diversão do filme”, diz ele. “Não me ocorre uma maneira melhor de passar o verão do que na companhia de Adam Sandler e sua equipe. Eu cresci assistindo aos seus filmes, sou um grande fã dele”.
A lenda da NBA, Shaquille O’Neal, assume o papel do Guarda Fluzoo, servindo e protegendo os cidadãos de Stanton, Connecticut. Shaq demonstrou ser um Super-Homem com igual talento para a comédia como para o basquete e seu papel evoluiu de uma participação especial a um autêntico papel coadjuvante. “É genial conhecer o Adam e é ótimo trabalhar com ele”, afirma o jogador 15 vezes All-Star. “Na minha primeira cena, eu realmente estava um pouco nervoso – eu tive que assumir minha postura nas quadras. Eu vi o Adam, o Chris e o David, e pensei: ‘Tudo bem, aí estão o Jordan, o Bird e o Magic. Faça o que você sabe fazer, Shaq’. E foi o que eu fiz e espero que todos gostem do filme”.
O parceiro de viatura de Shaq é um nome recorrente nas produções da Happy Madison, Peter Dante, que, por acaso, interpreta o Guarda Dante. “Nós nos conhecemos e, cinco minutos depois, já éramos melhores amigos”, conta Dante. “Eu não acredito que o Shaq seja o meu parceiro. Ele é o cara mais real, legal, normal, modesto e genial – um dos melhores que já se juntaram ao nosso grupo. Desde a primeira tomada, ele acertou em cheio”.
Segundo Dante, todas as participações especiais do filme elevam o nível de comicidade do filme a um outro patamar. “Você olha para os lados de manha, quando está na sala de cabelos e maquiagem, e vê Colin Quinn, Cheri Oteri, Chris Rock, David Spade, todos os atores que fizeram você rir em Saturday Night Live – todos continuam amigos e estão lá por causa do Adam. Há uma amizade e uma lealdade de ambas as partes – isso é a coisa mais incrível”.