Continua depois da publicidade
O épico Pompeia (Pompeii) estreia hoje nos cinemas brasileiros. No elenco, Kit Harington, Carrie-Anne Moss, Emily Browning, entre outros.
Super produção chega às telonas em 3D e impressiona pelos efeitos especiais.
O épico, do diretor Paul W.S. Anderson, é baseado na catástrofe que destruiu a cidade romana de Pompeia, após a erupção do vulcão Vesúvio, em 79 d.C.
Continua depois da publicidade
Sinopse
Alguns dias antes da lendária erupção do monte Vesúvio, o escravo Milo (Kit Harrington) está preso dentro de um navio, em direção à Nápoles. Ele vai fazer de tudo para escapar e salvar a mulher que ama, além de ajudar o seu melhor amigo, um gladiador que está em dificuldades no interior do Coliseu.
Veja o trailer do filme:
Continua depois da publicidade
Curiosidades sobre o filme:
Pompeia é o terceiro filme do protagonista Kit Harington nos cinemas, após Silent Hill: Revelação 3D (2012) e O Sétimo Filho (2013).
O roteirista Julian Fellowes ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por Assassinato em Gosford Park (2002). Também participou dos roteiros da série Downton Abbey, sua criação, vencedora do Globo de Ouro de 2012.
Continua depois da publicidade
O filme Gladiador (2000), de Ridley Scott, serviu de inspiração para as cenas do coliseu no filme.
Titanic (1997), de James Cameron, foi outra inspiração para criar a atmosfera de desastre criada durante a erupção do vulcão.
Para ser o mais fiel possível aos acontecimentos históricos retratados no filme, a grande maioria das cenas foram filmadas em situações reais. Evitando o uso de CGI.
O coordenador de lutas é Jean Frenette, o mesmo que coreografou as lutas épicas de 300 (2007) e Imortais (2011).
Esta é a segunda vez em que Carrie-Anne Moss e Kit Harington trabalham juntos. Eles já trabalharam antes em Silent Hill: Revelação 3D (2013).
Kit Harington anunciou a Paul W.S. Anderson, depois de ler o script, que iria fazer todas as mudanças físicas necessárias para coincidir com a descrição foi feita de seu personagem. O ator seguiu uma dieta rica em proteínas a 3000 calorias por dia e engordou 12 quilos. Ele fez uma dieta radical para dar extrema definição aos músculos.
Continua depois da publicidade
Em 2007, Roman Polanski recebeu um convite para dirigir o filme, mas acabou abandonando o projeto. Paul W.S. Anderson (Resident Evil 4: Recomeço) assumiu o cargo.
Os Últimos Dias de Pompeia (1959)
Não é a primeira vez que a destruição da cidade romana de Pompéia é adaptada para o cinema. Um dos filmes mais famosos é Os Últimos Dias de Pompeia, título dado no Brasil. O longa Gli ultimi giorni di Pompei é uma produção ítalo-hispânica-alemã, de 1959, com idioma italiano.
Continua depois da publicidade
O longa é dirigido por Mario Bonnard e Sergio Leone (Não creditado), roteirizado por Sergio Corbucci, Ennio De Concini, Luigi Emmanuele, Duccio Tessari e Sergio Leone, baseado no livro de Edward George Bulwer-Lytton, música de Angelo Francesco Lavagnino.
No elenco, Steve Reeves (Glauco), Christine Kaufmann (Helena), Fernando Rey (Arbaces), Barbara Carroll (Nydia), Anne-Marie Baumann(Julia), Mimmo Palmara (Gallino), Guillermo Marín(Ascanio), Carlo Tamberlani (Líder cristão), Mino Doro (Vice cônsul), Ángel Aranda (Antonino) e Antonio Casas.
Pompeia - A Fúria dos Deuses (2007)
Continua depois da publicidade
A história também foi recontada na produção italiana Pompei, ieri, oggi, domani (2007), dirigida por Paolo Poeti. Para o Brasil, o filme foi intitulado como Pompeia - A Fúria dos Deuses. Em inglês recebeu o nome de Pompei – Stories from na Eruption.
No elenco, Linda Batista, Luca Ward, Tony Musante, Victor Alfieri e Bettina.
Sinopse
Continua depois da publicidade
É agosto de 79 DC e Alphius Flaccus, um mercador retornando a sua vila Pompeia depois de uma longa viagem. Em sua bagagem, duas mercadorias muito especiais, um homem e uma linda mulher, ambos são escravos. O homem é Darius, um Thracian e a mulher é Maria uma linda princesa Palestina, apesar de ninguém saber de sua origem nobre. Darius será treinado para ser um grande Gladiador e Maria será entregue ao Cônsul Romano, Caius. De fato, o gladiador acaba se apaixonado por Maria que agora está em poder do Cônsul local, Caius. Decidido a salvar seu amor, o Gladiador Darius usará todas as armas e habilidades que tem para salva-lá. Mas outro problema está por vir! Será que eles conseguiram escapar da fúria dos deuses do fogo?
A história real da destruição de Pompeia
Pompeia está situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália. Coberta pelas cinzas, a antiga cidade foi descoberta por acaso em 1748, após 1.600 anos. Construções e objetos resistiram ao tempo protegidos pelas cinzas e lama, que emolduram ainda os corpos das vítimas. Esse material serviu de pesquisa para desvendar como realmente a tragédia ocorreu. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
Continua depois da publicidade
Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2,5 milhões de visitantes por ano.