X

Entrevistas

Matheus Cury: Candidato a presidente da OAB

O Diário do Litoral dá sequência à série de entrevistas com os candidatos à presidência da OAB/Santos

Glauco Braga

Publicado em 13/11/2018 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Matheus Cury é candidato a presidente da OAB / Divulgação

O Diário do Litoral dá sequência à série de entrevistas com os candidatos à presidência da OAB/Santos. As perguntas são iguais para todos e o espaço destinado será rigorosamente o mesmo, uma página. A publicação será pela ordem de inscrição dos grupos, de 1 a 5, de segunda a sexta-feira, 12 a 16 de novembro. As eleições serão dia 29 deste mês.

Diário do Litoral - Por que decidiu ser candidato à presidência da OAB/Santos?

Matheus Cury - Fui escolhido pelo grupo para dar continuidade ao sério trabalho que a atual gestão, liderada pelo presidente Luiz Fernando Afonso Rodrigues, vem realizando na OAB. E aceitei com muito honra, principalmente pelo orgulho que sinto pelo que realizamos nestes dois anos e três meses. Nós pegamos uma OAB com dívidas e desacreditada, e não só resgatamos a sua imagem e os cofres, como ainda conseguimos tirar do papel inúmeras reivindicações dos advogados. Também sou movido pela necessidade de não deixar que nossa OAB caia novamente nas mãos de pessoas que não respeitam a transparência na gestão. A OAB não pertence a uma diretoria, mas aos seus mais de 8 mil associados. Não podemos correr o risco de deixar uma instituição que, há 85 anos é protagonista de todas as lutas democráticas da sociedade santista, sob o comando de quem não tem consciência do tamanho desta responsabilidade. Nosso grupo já provou que é incansável na defesa da advocacia e que tem um compromisso a longo prazo com uma das mais importantes subseções do Estado. Esta experiência e esta competência para fazer acontecer é que quero manter à disposição de toda a classe nos próximos anos.

DL - Quais são suas propostas?

Cury - Nossa principal ação sempre é atender à demanda da classe e, entre nossos planos, estão: linha de ônibus ao Centro de Detenção Provisória (CDP); Biblioteca Digital; parlatório no Fórum; bicicletário; mais cursos de pós-graduação presencial e à distância; Conselho Metropolitano da OAB; defesa da revisão da tabela dos convênios de assistência jurídica; linha circular com uma van ligando a OAB às principais vias; respaldo aos advogados públicos na luta por melhores condições de trabalho; rede de cooperação entre comissões; salas de apoio aos advogados nos Morros e na Zona Noroeste e Casa do Advogado Idoso.

DL - Qual é o maior problema que os advogados enfrentam hoje em Santos?

Cury - Um problema que impede o pleno exercício da função dos advogados, e que não se restringe apenas a Santos, é o descaso ainda identificado por parte de algumas autoridades públicas. Toda vez que se desrespeita um advogado, ou que se limita a atuação deste profissional indispensável à administração da justiça, se desrespeita a própria sociedade. Durante a atual gestão, criamos o SOS Prerrogativas, que atende denúncias todos os dias nas 24 horas, serviço que continuará sendo uma prioridade na minha gestão.

DL - Qual sua proposta para o advogado recém-formado que quer entrar no mercado de trabalho?

Cury - Já contamos com uma importante ferramenta para os jovens advogados, o aplicativo SOS Advogado, que, entre outras funções, serve de canal de comunicação com profissionais mais experientes para o esclarecimento de dúvidas. Além disso, temos um calendário repleto de cursos, palestras e congressos de aprimoramento. Na última gestão, foram cerca de 400 atividades. Outro serviço é o Escritório Compartilhado, um espaço com toda a infraestrutura para atender aqueles que ainda não contam com um escritório. Entre nossas ideias, está ainda a criação de uma espécie de banco de talentos, onde os grandes escritórios poderão recrutar jovens profissionais.

DL - Qual sua avaliação sobre os escândalos financeiros envolvendo as últimas administrações da OAB/Santos?

Cury - Os escândalos se restringiram exclusivamente à gestão anterior e lamentamos esta mancha em nossa história. Nossa missão ao assumir foi resgatar a imagem da OAB e recuperar as finanças, para poder retomar os projetos que realmente beneficiam toda a classe. Visando resgatar a confiança dos advogados, criamos o Portal da Transparência, para que qualquer advogado possa acompanhar as finanças da instituição. Conseguimos, nestes anos, salvar a OAB da corrupção!

DL - O senhor acha que existem faculdades de Direito em excesso na Cidade?

Cury - Sim. Mas não é um problema exclusivo de Santos. Tanto que a OAB criou o selo “OAB Recomenda” para avaliar a qualidade das universidades do País,  concedido a cada três anos.

DL -  Qual sua opinião sobre a eleição ter cinco candidatos?

Cury - É direito de qualquer advogado concorrer.  

DL - O senhor acha que os candidatos que têm problemas a serem resolvidos no Conselho de Ética deveriam ficar fora da disputa?

Cury - Sim. Temos que impedir que maus gestores retomem a Ordem. Se houvesse mais celeridade no processo, com certeza uma das chapas nem teria conseguido ser registrada.

DL - Quem o senhor apoia para a Seccional São Paulo e por quê?

Cury - Apoiamos Marcos da Costa, porque ele foi nosso parceiro na luta para resgatar nossa “Ordem de Verdade” e teve postura impecável em sua gestão.

DL - Por que o senhor vota no senhor nessa eleição?

Cury - Porque represento a experiência aliada à renovação, já que a chapa é formada por pessoas que atuam hoje em diferentes comissões da OAB. Represento a certeza de que a OAB continuará em boas mãos, com uma gestão transparente e comprometida.  

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter