X

Brasil

Ziraldo é transferido para unidade semi-intensiva

O boletim médico divulgado hoje (1°) indica que seu estado de saúde segue estável, mas ainda inspira cuidados

Agência Brasil

Publicado em 01/10/2018 às 20:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Entre as crianças, Ziraldo ficou famoso com o personagem Menino Maluquinho, criado nos anos 1980 / Agência Brasil

O cartunista e escritor Ziraldo, 85 anos, foi transferido neste domingo (30) para a unidade semi-intensiva do Hospital Pró Cardíaco, em Botafogo, depois de ser internado na última quarta-feira (26), com um quadro de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico no Centro de Terapia Intensiva (CTI), com um estado clínico considerado grave pelos médicos.

O boletim médico divulgado hoje (1°) indica que o estado de saúde de Ziraldo segue estável, mas ainda inspira cuidados, devido ao AVC hemorrágico que sofreu.

Preso político

Além de cartunista e escritor, Ziraldo é pintor, dramaturgo e jornalista. Ele foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, que fez muito sucesso e humor crítico durante o regime militar.

No dia seguinte à edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), editado no dia 13 de dezembro de 1968 durante o governo do general Costa e Silva, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana por ser considerado um “elemento perigoso”.

Literatura

Entre as crianças, Ziraldo ficou famoso com o personagem Menino Maluquinho, criado nos anos 1980, campeão de vendas em livro e de público nos cinemas do país. O livro foi traduzido para o inglês, espanhol, basco, alemão e italiano e teve adaptações para o cinema, teatro e televisão.

AVC hemorrágico

O AVC hemorrágico ou acidente vascular cerebral hemorrágico se dá pelo comprometimento de alguma artéria cerebral e acontece quando há o rompimento de um vaso cerebral, ocorrendo um sangramento (hemorragia) em algum ponto do sistema nervoso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Santos foi a primeira cidade do Brasil a celebrar o Dia do Trabalho; entenda

Movimento trabalhista no mundo foi inspiração para cidade portuária, que elevou a manifestação por direitos à nível nacional

Praia Grande

Praia Grande usa peixe Barrigudinho no combate a dengue; entenda

Município também tem reforçado os trabalhos de nebulização com a máquina pulverizadora acoplada ao carro

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter