X

BRASILEIROS NO EXTERIOR

Veja como morar fora do Brasil com mais segurança

Muitos brasileiros pretender viver em outro país; veja sugestões de especialistas de como fazer as malas para encarar o desafio de forma segura

Bruno Hoffmann

Publicado em 09/08/2022 às 15:35

Atualizado em 09/08/2022 às 16:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Reprodução

Seja por razões profissionais, seja pessoais, há muitos brasileiros que pretendem viver em outro país. Os especialistas explicam, porém, que é preciso tomar uma série de cuidados para migrar de forma segura.

Para a advogada Patrícia Lacerda, fundadora do Find Out Lawyers – portal dedicado a profissionais do Direito e brasileiros morando fora, que buscam ou enfrentam questões legais no exterior – explica que a melhor forma de tomar a decisão de ir morar em outro país com segurança é por meio de um profissional especializado para auxiliar nesse processo.

“Primeiro, é importante verificar se o país para o qual pretende se mudar atende às suas expectativas. Isso é muito pessoal, é claro, mas situações básicas devem ser compreendidas, como: sistema de saúde e seu funcionamento ou ainda, em caso de uma migração com crianças, como funciona o acesso às escolas”, explica a advogada.

Segundo ela, há uma série de medidas que podem ser tomadas antes de escolher o destino. Além de pesquisar sobre o novo país, é essencial saber informações sobre como:

  • Validar o diploma profissional
  • Visto correto para a atividade profissional ou situação pessoal
  • Atentar se há algum tipo de convenção entre os países que facilite essa migração
  • Fazer a declaração de saída definitiva do Brasil verificar a necessidade de fluência na língua local. 

“A documentação necessária para morar fora do Brasil varia bastante de acordo com o país escolhido. É imprescindível verificar junto ao país de destino o visto específico para a sua necessidade. Mudar de país não é uma tarefa fácil como muitos pensam”, explica Lacerda.

Ela também diz que a desistência e o retorno para o Brasil são bem comuns. “Fatores como solidão, não adaptação à nova cultura e a saudade dos amigos e familiares pesam na decisão. Por isso é muito importante pesquisar, conversar com outras pessoas que imigraram para o mesmo país, além de buscar o auxílio de um advogado especializado no assunto”, completa.

Idioma

O idioma também pode ser um problema para quem quer emigrar sem saber sequer o inglês. De acordo com Bruno Simantob, CEO e fundador da startup Transfer English, 95% da população brasileira não fala o idioma de Shakespeare por, entre outros motivos, ter dificuldade com as metodologias tradicionalmente utilizadas para o ensino da língua. 

“Eu passei literalmente minha adolescência inteira tentando aprender inglês, sem sucesso. Mesmo me matriculando em diversos cursinhos e tendo aulas particulares, parece que eu tinha alguma trava com o idioma”, explica ele, que também é formado em direito.

“Passado o incômodo, estabeleci o aprendizado da língua como um foco na minha vida. E assim consegui ter acesso a experiências incríveis como morar um período na Austrália e ter um estágio em Israel, que futuramente abriria meus olhos para o mundo do empreendedorismo de alta performance. Eu jamais teria chegado aqui sem o apoio do inglês na minha vida”, completa.

De acordo com ele, é possível aprender inglês usando a língua-mãe – ou seja, no caso dos brasileiros, o português. O método é chamado de “transferência linguística”.

Segundo Simantob, isso traz maior conforto e rapidez, por utilizar comparativos e similaridades, tudo em uma plataforma parecida com um serviço de streaming.

“Inglês é uma dor que todo mundo tem. Tivemos um crescimento muito rápido aqui no Brasil, e percebemos que o mercado hispânico tem o dobro do tamanho do brasileiro. Temos uma comunidade latina nos Estados Unidos imensa, são cerca de 34 milhões de pessoas que convivem com o inglês e, ainda assim, não são fluentes”, diz o fundador.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão perde controle e trava Rodovia Anchieta

Após a retirada do caminhão, o tráfego voltou a sua normalidade

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter