X

Brasil

Vaza áudio que derrubou ministro e pastor, ambos ligados a Bolsonaro

Ouça a gravação na qual o ex-ministro da Educação diz que liberava orçamento prioritariamente para cidades escolhidas por pastor a pedido do presidente

Joe Silva, da Gazeta de S. Paulo

Publicado em 22/06/2022 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente Jair Bolsonaro (PL), acompanhado do ministro da Educação, Milton Ribeiro / Claudio Reis/Folhapress

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (22) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Em uma gravação, obtida pela "Folha", o Ministro deixa claro que a priorização de cidades que um pastor chamado Gilmar indicar, é um pedido do presidente.

"Foi um pedido especial que o presidente da República fez para mim sobre a questão do [pastor] Gilmar", declara Milton Ribeiro em conversa com prefeitos, o pastor Gilmar e outro religioso. Ouça o áudio na íntegra abaixo:

 

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirma que prioriza cidades a pedido de Bolsonaro. - Áudio: Reprodução

 

A influência dos pastores Gilmar Santos e Arilton Mendes nas decisões sobre repasse de recursos data de janeiro de 2021. As verbas são usadas para construção de escolas, creches, quadras e compra de equipamentos, sendo geridas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do Ministério da Educação (MEC).

A reunião na qual o áudio foi gravado aconteceu no MEC e, entre as discussões sobre priorização de algumas cidades indicadas pelos pastores, falou-se da redução de repasse para outros municípios. Estavam presentes no encontro, alguns representantes do FNDE.

"Porque a minha prioridade é atender primeiro os municípios que mais precisam e, em segundo, atender a todos os que são amigos do pastor Gilmar", revela o ministro no áudio.

Milton Ribeiro também indica haver uma contrapartida pela liberação de recursos da pasta. "Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas".

Como contrapartida pela liberação de recursos a estas cidades,  haveria a construção de igrejas nestas regiões, algo que seria do interesse dos pastores citados, indicados por Bolsonaro. "Então o apoio que a gente pede não é segredo, isso pode ser [inaudível] é apoio sobre construção das igrejas".

O governo Bolsonaro é marcado por cortes de recursos da educação e pelos menores investimentos da década na pasta, nos dois primeiros anos da sua gestão.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

Cotidiano

Cachorros impedem fiéis de deixar paróquia em Santos; Veja vídeo

O Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para conter os animais

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter