Varanda, o novo espaço da casa

As varandas tornaram-se um ponto estratégico de muitos apartamentos. Hoje ela se adequa ao estilo de vida dos moradores

Comentar
Compartilhar
14 OUT 2017Por Da Reportagem11h31
Seja grande ou pequeno é possível transformar este ambienteFoto: Divulgação

Há algum tempo quase não se falava em decoração de varanda: geralmente uma mesa com algumas cadeiras ou poltronas e plantas bastavam para a decoração da varanda de casa. No entanto, principalmente depois da chegada dos fechamentos de vidro, as varandas tornaram-se um ponto estratégico de muitos apartamentos. Hoje ela se adequa ao estilo de vida dos moradores.

Para os que gostam de cozinhar e curtir um churrasco talvez caia bem uma varanda gourmet e já para quem gosta de receber e possui pouco espaço, utilizá-la como uma extensão da sala pode ser uma boa pedida. Para quem sente falta de uma área externa, ela pode se transformar em um cantinho com plantas. Seja grande ou pequena é possível transformar este ambiente. Quem dá a dica é a arquiteta e consultora do Diário, Carolina Fiuza.

Antes de decorar, algumas dicas são importantes! Varandas geralmente estão em um nível um pouco abaixo do restante do apartamento, por isso se a sua intenção é integrar os ambientes e deixar tudo no mesmo nível, contrate um profissional para executar este serviço, pois por mais que pareça uma tarefa simples, não se pode utilizar um material muito pesado para a nivelação, pois pode afetar a estrutura do edifício.

Outra dica importante é em relação ao ar condicionado: nos edifícios mais novos existe uma área própria, conhecida como área técnica, para que sejam instalados equipamentos como as condensadoras dos aparelhos de ar-condicionado. Porém nas edificações mais antigas esta área não existe e muitas vezes estes equipamentos ficam na varanda e não são muito bonitos de se expor, por isso se você pretende ‘escondê-los’, tenha sempre em mente que estes aparelhos precisam de ventilação e o acesso a eles deve ser fácil para caso seja necessária alguma manutenção.

Varanda Gourmet

Se você gosta de receber, cozinhar ou quer ter um espaço para fazer aquele churrasco e reunião com os amigos no final de semana, talvez a varanda gourmet seja para você. Se a sua varanda já possui a infraestrutura para ter uma churrasqueira e bancada fica bem mais simples é só decidir os acabamentos e equipamentos que você quer ter ali. Mas se você não tem essa infraestrutura não se preocupe: existem vários modelos de churrasqueiras portáteis ou elétricas.

A varanda gourmet não precisa necessariamente ter uma churrasqueira, você pode criar o espaço que melhor te atenda, quem sabe um forno de pizza seja mais a sua cara, ou talvez uma varanda com um bar. O importante é garantir que as instalações da varanda atendam aos equipamentos que você irá utilizar. Na decoração, se a varanda for grande aposte em uma mesa ou em uma bancada com banquetas altas, que pode ser uma solução interessante.

Varandas muito pequenas vs Varandas muito grandes

Espaços reduzidos ou grandes demais podem ser desafios, mas não são impossíveis de se decorar. Para varandas pequenas, apostar em móveis sob medida pode ser uma saída interessante. Bancos são uma escolha charmosa, se você precisar de apoio pode pensar em um banco com uma mesa ou instale prateleiras e nichos.

Se deseja ter plantas aproveite as paredes e pendure os vasos.  Já no caso de ambientes muito grandes uma opção é criar mais de um ambiente na varanda, uma área de estar com uma área de jardim, a combinação dos ambientes vai depender do estilo de vida e das necessidades da família. Com um pouco de carinho e dedicação a varanda da sua casa pode ganhar uma nova vida e trazer um novo espaço de estar e lazer para a sua casa.

Colunas

Contraponto