X

Brasil

Vacinação contra gripe entra na reta final e mira 90% de cobertura

Campanha acaba em 30 de junho e, até o momento, 84% dos grupos prioritários está imunizado; apenas metade das mães e crianças está protegida contra a gripe

Da Reportagem

Publicado em 22/06/2020 às 20:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 acaba na próxima terça-feira, 30 / Divulgação

A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 acaba na próxima terça-feira, 30 de junho. Nesta reta final, a Secretaria de Estado da Saúde convoca as pessoas que ainda não foram aos postos para receberem suas doses nesta última semana, visando proteger a população e atingir a cobertura de 90%, meta da iniciativa.

Até agora, mais de 13,9 milhões de doses da vacina contra o vírus Influenza já foram aplicadas em SP, o equivalente a 84,7% de cobertura.

Para melhorá-la, o chamado é especialmente para crianças, gestantes e puérperas, pois cerca de metade desses públicos ainda não está imunizada. Foram aplicadas 1,55 mi de doses em crianças de 6 meses a <6 anos (50,9%),  somente 214,6 mil gestantes (47,6%) e 41,6 mil puérperas (56,2%).  De modo similar, o grupo das pessoas com idade entre 55 e 59 anos registra menor procura, com apenas 823 mil vacinados (40,8%).

“A vacinação é fundamental, especialmente neste momento da pandemia de COVID-19, pois ajuda a evitar doenças respiratórias causadas por gripes e resfriados que são mais frequentes nesta época do ano”, pontua a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araújo.

Funcionários do Metrô, CPTM, Correios, agentes de limpeza urbana e pessoas em situação de rua também integram a campanha desde a última semana. Eles e demais pessoas que pertencem a outros grupos prioritários, mas ainda não estão imunizadas, podem e devem comparecer na unidade básica de saúde até o dia 30.

Balanços

A cobertura de vacinação atingiu 100% entre idosos (5,85 milhões vacinados); profissionais da saúde (1,5 milhão) e indígenas (6,7 mil).

Em pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais mais de 2,5 milhões de doses foram aplicadas. Além disso, estão imunizados 275,8 mil professores; 18,8 mil doses aplicadas em pessoas com deficiência; 219,6 mil pessoas do sistema prisional; 169 mil profissionais das forças de segurança e salvamento; 82,3 mil motoristas de transporte coletivo; 132,1 mil caminhoneiros; e 8,3 mil trabalhadores portuários.

A meta da campanha é vacinar 90% da população-alvo de 17,7 milhões de moradores de SP.

Neste ano, o Instituto Butantan entregou ao Brasil 75 milhões de doses da vacina, 10 milhões a mais em comparação a 2019. E as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

A importância da inclusão e acessibilidades de pessoas com deficiência no trabalho

Ingrid Raunaimer é advogada trabalhista e destaca o papel social das empresas, desde o recrutamento inclusivo até as políticas internas de combate ao preconceito

Economia

Com mercado imobiliário aquecido, Centro de Santos está na mira de investidores

Secretário de Urbanismo explica as medidas que foram tomadas para que investidores voltassem a enxergar o potencial da região central

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter