X

Brasil

Teve o celular roubado? Procon terá central com orientações contra fraudes

Na central, o consumidor terá informações sobre como bloquear sua conta e senha bancária, sua linha de telefone e chip e apagar os dados de seu celular

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 24/06/2021 às 19:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Serviço pretende facilitar acesso a medidas de segurança contra fraudes / Paul Hanaoka/Unsplash

O Procon-SP discutiu nesta quarta-feira (23) com bancos, operadoras de telefonia e as plataformas Apple e Google os mecanismos de segurança disponíveis em caso de roubo de smartphones e as medidas preventivas para evitar golpes e fraudes bancárias. O Procon-SP irá oferecer uma central com todas as orientações que o consumidor deve seguir nesses casos.

"O objetivo é centralizar as informações e facilitar a vida do consumidor. É dever das empresas oferecerem meios simples e rápidos para evitar que mais pessoas sejam vítimas desses criminosos", avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Na central, o consumidor terá informações sobre o passo a passo que cada uma das empresas - bancos, operadoras e plataformas - fornece para que ele, de forma simples e ágil, bloqueie sua conta e senha bancária, sua linha de telefone e chip e apague os dados de seu celular.

"Nossa ideia é que o consumidor possa acessar um único número para fazer todos esses bloqueios, isso está em andamento, mas não está disponível ainda", informa Capez. "O importante é conseguirmos avisar todos os consumidores sobre as ações preventivas; se conseguirmos inviabilizar esse tipo de golpe com as transações bancárias, esse mercado ilícito tende a reduzir", conclui.

Estiveram presentes na reunião, representantes da Apple, Claro, Facebook, Febraban, Google, Motorola, Samsung Tim, Vivo e Whatsapp.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter