X

Brasil

TCU vê ilegalidade em uso de dinheiro do SUS para cloroquina

Tribunal deu cinco dias para que o Ministério da Saúde preste esclarecimentos sobre fornecimentos dos medicamentos - sem eficácia comprovada- com verba do SUS

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 26/01/2021 às 21:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

TCU também questiona a mudança de posicionamento do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o medicamento / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou ilegalidade no uso de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) na distribuição de cloroquina e hidroxicloroquina para tratamento de pacientes com Covid-19 e cobrou explicações ao Ministério da Saúde. A Pasta tem cinco dias para prestar esclarecimentos sobre o fornecimento dos medicamentos com verba do SUS.

Em despacho, o ministro do TCU, Benjamin Zymler, afirma que os remédios – que não tem comprovação científica contra o coronavírus - só poderiam ter sido fornecidos pelo SUS para tratar a doença se houvesse autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou de autoridades sanitárias estrangeiras. O despacho é da última sexta-feira, mas foi divulgado nesta terça-feira.

Zymler também questiona a mudança de posicionamento do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que após defender o uso e a entrega em massa dos medicamentos pelo governo federal, afirmou que o Ministério da Saúde nunca orientou o ‘tratamento precoce’ e sim o ‘atendimento precoce’ dos pacientes.

Além disso, o ministro do TCU também pediu explicações sobre o aplicativo TrateCOV, lançado pelo governo federal para agilizar o diagnóstico da Covid-19 e que recomendava antibióticos, cloroquina e ivermectina até para bebês. O aplicativo já foi tirado do ar.

Segundo o Ministério da Saúde, os esclarecimentos serão prestados ao TCU no prazo determinado pelo tribunal.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Fila de espera na balsa chega a 30 minutos na travessia Guarujá e Santos

Ambos os sentidos tem esse tempo estimado

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter