X

Brasil

SP começa a vacinar idosos com 3ª dose a partir de 6 de setembro

Doria anunciou data para início da 3ª dose, para conter variante Delta

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 25/08/2021 às 14:03

Atualizado em 25/08/2021 às 14:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo o anúncio desta quarta, a dose de reforço no Estado será destinada a idosos que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses / Reprodução / Facebook

O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta quarta-feira que o estado de São Paulo vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra o coronavírus no dia 6 de setembro nas pessoas de 60 anos ou mais. Horas mais cedo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tinha anunciado que o País vai começar a aplicar a dose de reforço para o mesmo público e para imunossuprimidos a partir de 15 de setembro.

Segundo o anúncio desta quarta, a dose de reforço no Estado será destinada a idosos que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. A medida foi tomada para conter o avanço da variante Delta do coronavírus.

"Essa decisão foi finalizada hoje pela manhã e para aumentar a proteção do público com mais de 60 anos, suscetíveis, portanto, aos efeitos da Covid-19", afirmou o governador em coletiva de imprensa, ao afirmar que o tema já vem sendo discutido há uma semana por órgãos do governo paulista.

O secretário-executivo do Comitê Científico, João Gabbardo, explicou o motivo de esperar seis meses depois da segunda dose para a aplicação da dose de reforço. "Isso é uma questão técnica, porque é a partir do sexto mês que há possibilidade de uma queda na imunidade, antes disso não teria sentido", explicou.

Ainda segundo Gabbardo, a marca da vacina da terceira dose não precisa ser necessariamente a mesma da tomada anteriormente pelo idoso, e vai ser aplicada a que estiver disponível no posto. "A vacina, o fabricante, vai ficar de acordo com a disponibilidade", disse.

A intenção é iniciar a nova imunização com as idades mais altas, e ir baixando gradualmente, até os 60 anos, assim como foi feito no início da campanha de vacinação no Estado, em janeiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter