X

Brasil

São Paulo ganha 'Poupa Tempo' de documentos portugueses

Batizado de 'Espaço do Cidadão', o serviço já é bem estabelecido nas cidades portuguesas, com mais de 400 postos de atendimento

Folhapress

Publicado em 31/03/2017 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os portugueses -que formam a maior comunidade de estrangeiros em São Paulo, com mais de 100 mil imigrantes residentes na capital- vão ter acesso a mais informações e serviços sem precisar sair do Brasil.

O consulado-geral de Portugal em São Paulo inaugurou nesta quinta (30) uma espécie de "Poupa Tempo" que fornece informações e facilita a emissão de diversos tipos de documentos lusitanos, muitos deles antes não disponíveis fora da terra de Camões.

Batizado de "Espaço do Cidadão", o serviço já é bem estabelecido nas cidades portuguesas, com mais de 400 postos de atendimento em todo o território. O balcão inaugurado em São Paulo, porém, é o primeiro fora da Europa e o segundo no mundo -desde 2016 existe um em Paris, onde também há uma grande comunidade lusa.

"São Paulo tem uma comunidade portuguesa grande e, principalmente, participativa", destaca o cônsul-geral de Portugal na cidade, Paulo Lourenço. "Vai facilitar em muitos aspectos, também por conta da distância entre São Paulo e Portugal. Muita coisa já vai poder ser resolvida neste espaço", completa.

Para usar o serviço -cuja inauguração teve direito à presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, e do secretário de estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro- os cidadãos portugueses precisam agendar um horário pelo site ou pelo call center do consulado.

Interesse crescente

O consulado de São Paulo é líder mundial na concessão de nacionalidades portuguesas em todo o mundo. Só em 2016, foram 7.413. Uma alta de 231% em relação a 2005, quando foram atribuídas 2.235 cidadanias.

Há cinco anos no posto, o cônsul diz que tem havido um movimento de crescimento sustentável ao longo dos últimos anos, não ligado diretamente à crise ou à situação atual do Brasil.

"Os brasileiros redescobriram Portugal. Eu percebo um interesse crescente. Tanto na questão das nacionalidades como dos investimentos", diz Paulo Lourenço.

Segundo o cônsul, recentemente, mais de mil brasileiros participaram de seminários específicos sobre sobre investimentos e capital realizados no consulado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter