X
Brasil

Saiba como antecipar o saque-aniversário do FGTS

Assim como outros benefícios, é possível antecipar esse dinheiro através de linhas de crédito oferecidas pelos bancos

Aplicativo oficial do FGTS para Android. / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Desde 2019, trabalhadores de carteira assinada têm a opção de receber parte do saldo disponível no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) todos os anos, no seu mês de aniversário — é o chamado saque-aniversário. Assim como outros benefícios, é possível antecipar esse dinheiro através de linhas de crédito oferecidas pelos bancos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e mantenha-se bem informado: https://bit.ly/diariodolitoral1

O valor disponível para empréstimos depende do saldo existente no FGTS de cada trabalhador e as operações são bem fáceis de fazer.

Primeiro, procure pelo aplicativo oficial do FGTS (disponível para Android e iOS). Lá, você poderá ver todas as informações relativas a saldo e saque-aniversário. 

Entre na sua conta informando o número do seu CPF e sua senha. Caso não tenha cadastro, será necessário fazer um no primeiro acesso na opção "É novo por aqui? Cadastre-se".

Na primeira tela, você verá quanto de saldo está disponível no FGTS. Essa informação é importante, porque o valor disponibilizado no saque-aniversário depende de quanto você tem em conta.

Como solicitar o saque-aniversário? 

Depois de verificar o seu saldo, você precisa informar ao FGTS que prefere a opão saque-aniversário. Você faz isso pelo mesmo aplicativo que usou para fazer a consulta do saldo. 

A modalidade atual irá aparecer como "Ativo". Também é importante cadastrar uma conta bancária para o crédito do FGTS, quando ele ocorrer anualmente.

Como antecipar o saque-aniversário? 

Depois de confirmar a modalidade saque-aniversário, você pode pedir a antecipação do crédito. Os grandes bancos já oferecem esse tipo de empréstimo. 

Quando você faz a contratação, o valor já será bloqueado da sua conta do FGTS e será debitado futuramente, no mês de aniversário. Portanto, você não receberá o valor do saque-aniversário até que você tenha quitado o empréstimo.

O início do processo de contratação do crédito começa no aplicativo do FGTS. Clique na opção "Autorizar bancos a consultarem seu FGTS" na tela inicial. Selecione a opção "Empréstimo saque-aniversário", aceite os termos e condições e clique em continuar.

Selecione as instituições financeiras que poderão consultar as informações das suas contas do FGTS. Entre as instituições mais conhecidas estão a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco BMG. Confirme as instituições e aceite. Agora, o processo para efetivar a contratação dependerá do banco escolhido, mas boa parte deles já permite que a contratação de empréstimos seja feita pelos seus aplicativos.

A título de exemplo, mostraremos como fazer o empréstimo no aplicativo da Caixa Econômica Federal. Faça o login com sua conta, agência e senha e vá até a opção "Crédito". Dentro do menu crédito, selecione "Antecipação Saque-Aniversário" e clique em "Simular e Contratar".

Na nova tela, clique em "Continuar". A Caixa permite que você antecipe os próximos três saques-aniversário, acrescidos de juros. No exemplo, como o saque-aniversário de 2021 já passou, a tela mostra o valor disponível para 2022, 2023 e 2024. 

Para contratar a modalidade, é necessário o valor mínimo de R$ 300 por ano e o valor total do saque-aniversário tem que ser de ao menos R$ 2.000. Clique na caixinha de cada ano para preencher o valor desejado e desça até o final da tela, onde aparecerá o valor total. Selecione a opção "Simular".

Na nova tela, a Caixa mostrará o valor do empréstimo, a data de vencimento, o valor dos juros, a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Caso esteja de acordo, basta clicar em "Contratar" e o valor será disponibilizado na sua conta-corrente de forma automática.

A taxa de juros varia de banco para banco, mas costuma ser uma das modalidades de crédito mais baratas disponíveis no mercado. Na Caixa Econômica Federal, atualmente ela é de 1,09% ao mês. Em outros bancos, ela pode chegar até 2%.

*Do UOL, por Vinicius de Oliveira

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Esportes

Palmeiras anuncia saída de Felipe Melo e fala em ídolo eterno

Felipe Melo chegou ao Palmeiras em 2017 e, com a camisa alviverde, conquistou dois títulos da Libertadores (2020 e 2021), um Campeonato Brasileiro (2018), uma Copa do Brasil (2020) e um Campeonato Paulista (2020)

Cotidiano

Neymar vence prefeitura de Santos em briga judicial

A Neymar Sport e Marketing tem como sócios Nadine Gonçalves e Neymar da Silva Santos, pais do atleta do Paris Saint-Germain e da Seleção Brasileira

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software