X

Brasil

Rosana Valle pede para Doria manter gratuidade a idosos de 60 anos nos intermunicipais

A isenção da tarifa valeu de 2014 ao final de janeiro deste ano, quando o Governo do Estado revogou o benefício, por decreto, em todo o território paulista

Da Reportagem

Publicado em 13/05/2021 às 13:40

Atualizado em 13/05/2021 às 13:44

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A isenção da tarifa valeu de 2014 ao final de janeiro deste ano, quando o Governo do Estado revogou o benefício, por decreto, em todo o território paulista / DIVULGAÇÃO

A deputada federal Rosana Valle (PSB) pediu ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, que não recorra da decisão do juiz Luís Manoel Fonseca Pires, da Terceira Vara da Fazenda Pública de São Paulo, que mandou voltar a gratuidade aos idosos entre 60 e 64 anos, nas linhas dos ônibus intermunicipais, medida que abrange os coletivos e o VLT, que servem a Baixada Santista.

A isenção da tarifa valeu de 2014 ao final de janeiro deste ano, quando o Governo do Estado revogou o benefício, por decreto, em todo o território paulista. Na ocasião, a deputada protestou, lembrando que idosos doentes que faziam tratamento em hospitais da região, como o Guilherme Álvaro, estavam deixando de se cuidar por não terem como pagar a passagem.

Rosana pediu a volta da medida, principalmente por estarmos vivendo uma pandemia. O Sindicato Nacional dos Aposentados impetrou ação para evitar que o decreto entrasse em vigor, e chegou a obter liminar na ocasião, mas o Governo do Estado recorreu e derrubou novamente a gratuidade.

Agora, o juiz Luís Manoel Fonseca Pires mandou voltar o benefício sob o argumento de que o corte não poderia ter sido feito por decreto, e deveria ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

Rosana Valle pede que o governador seja sensível ao pleito dos idosos e de várias entidades e sindicatos, uma vez que a maioria precisa se locomover para tratamento e até para tomar a vacina.

“Apelo ao senso de humanidade do governador, particularmente neste momento dramático que vivemos”, disse a parlamentar, preocupada com a manifestação da Procuradoria Geral do Estado, no sentido de que vai agir para manter a decisão, permitindo a gratuidade apenas a partir dos 65 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter