X

Brasil

'Quem manda sou eu. Ou serei um presidente banana?' diz Bolsonaro sobre troca na PF

As declarações foram feitas em resposta a um questionamento sobre a substituição do superintendente da PF no Rio, Ricardo Saadi

Folhapress

Publicado em 16/08/2019 às 19:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Incomodado, Bolsonaro disse que os jornalistas não iam conseguir criar uma indisposição dele com a PF / Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ao comentar trocas no comando da Polícia Federal, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta sexta-feira (16) que é ele quem manda e argumentou que as mudanças precisam passar por sua análise para que ele não seja um "presidente banana".

"Se ele resolveu mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu, vou deixar bem claro. Eu dou liberdade para os ministros todos, mas quem manda sou eu. Pelo que está pré-acertado, seria lá o [superintendente] de Manaus", afirmou ao deixar o Palácio da Alvorada.

"Quando vão nomear alguém, falam comigo. Eu tenho poder de veto, ou vou ser um presidente banana agora? Cada um faz o que bem entende e tudo bem?", disse.

As declarações foram feitas em resposta a um questionamento sobre a substituição do superintendente da PF no Rio, Ricardo Saadi.

Na quinta (15), após Bolsonaro se antecipar e dizer que Saadi seria trocado, a instituição divulgou nota afirmando que ele seria substituído por Carlos Henrique Oliveira. O nome foi escolha do diretor-geral do órgão, Maurício Valeixo.

Já Bolsonaro disse ter acertado previamente que o cargo seria ocupado pelo atual superintendente da PF no estado do Amazonas, Alexandre Silva Saraiva.

Ao falar que era necessário que dessem satisfações a ele, Bolsonaro não deixou claro se fazia uma referência a Valeixo ou ao ministro da Justiça, Sergio Moro, a quem a PF é subordinada administrativamente.

O presidente minimizou o caso e tentou encerrar os questionamentos sobre o tema mais de uma vez durante a entrevista. Incomodado, disse que os jornalistas não iam conseguir criar uma indisposição dele com a PF.

"Querem me indispor com a PF? Não vão me indispor com a PF. Não vai me indispor."

Na manhã de quinta, Bolsonaro pegou a PF de surpresa ao dizer espontaneamente em entrevista que Saadi seria trocado por questões de gestão e produtividade.

A corporação reagiu e divulgou uma nota negando que a mudança tivesse a ver com a conduta do superintendente.

"A Polícia Federal informa que a troca da autoridade máxima do órgão no estado já estava sendo planejada há alguns meses e o motivo da providência é o desejo manifestado, pelo próprio policial, de vir trabalhar em Brasília, não guardando qualquer relação com o desempenho do atual ocupante do cargo", disse a PF na nota.

Questionado sobre a divergência, o presidente relativizou o que quis dizer com produtividade.

"Ele vai produzir mais aqui. Eu não falei falta de produtividade. É muito simples: 'Se separou por amor', tem dupla interpretação. 'Num ato impensado, mata o filho o pai amado. Quem matou quem?' É a língua portuguesa, pô." Ele ainda disse que o motivo para a troca de comando da PF no Rio "não interessa".

"O motivo? Não interessa o motivo. Ele vai produzir melhor em outro lugar, cansou da região, está manjado da região. Às vezes para proteger a própria vida. Outra coisa, a gente não tem que dar satisfação para mudar muita gente, né? Se eu assumir a Presidência tem que manter tudo? Ministro, secretaria?"

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter