24 de Abril de 2024 • 11:39
Brasil
Órgão ainda disse que a empresa já foi notificada outras vezes por não zelar pela segurança dos consumidores e ferir o Código de Defesa do Consumidor
Reprodução/iFood
O Procon-SP multou a empresa iFood em R$ 2,5 milhões por fraudes nas taxas cobradas por entregadores e também por abusos em cláusulas contratuais com seus clientes. O órgão ainda disse que a empresa já foi notificada outras vezes por não zelar pela segurança dos consumidores e ferir o Código de Defesa do Consumidor. A multa foi aplicada através de processo administrativo, o que dá a empresa o direito de se defender e recorrer.
O Procon disse que recebeu dezenas de denúncias de consumidores que diziam terem que pagar taxas maiores ou adicionais aos entregadores do aplicativo, e que elas provinham de maquininhas que não pertenciam ao iFood.
O secretário de defesa do consumidor no Estado de São Paulo, Fernando Capez, disse que o iFood responde pelas atitudes e condutas dos entregadores, independente de eles serem prepostos. Além disso o órgão aponta que a empresa permitia aos fornecedores parceiros colocarem valores mínimos de compra para que os pedidos fossem finalizados, mas sem citar a quantidade de alimentos que seriam oferecidos ou entregues.
O QUE DIZ O iFOOD:
O iFood informa não ter recebido a autuação com imposição de multa do Procon-SP. É importante ressaltar que a prática fraudulenta da maquininha afeta tanto os consumidores quanto o iFood, que, em apoio aos clientes, após análise, faz o ressarcimento mesmo diante de fraudes aplicadas por meio de aparelhos de pagamento que não pertencem à empresa. Por meio de notificações, o iFood orienta os clientes a não aceitar cobrança de valores adicionais na entrega e informa a confirmação de pagamento via app".
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