X

Brasil

Pressionado, Twitter inclui Brasil nos testes para denúncia de desinformação

O anúncio acontece em meio à crise entre Twitter e usuários sobre a política da plataforma para lidar com conteúdo falso sobre Covid-19 e vacinação

Folhapress

Publicado em 18/01/2022 às 09:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Twitter / Imagem/Fernando Frazão/Agência Brasil

Após intensa campanha de usuários, o Twitter anunciou, nesta segunda-feira (17), que a versão brasileira da plataforma receberá o recurso para denúncia de desinformação, ainda em fase de testes. Além do Brasil, o experimento, que já é realizado em outros países desde 2021, será expandido para Espanha e Filipinas.

O anúncio acontece em meio à crise entre Twitter e usuários sobre a política da plataforma para lidar com conteúdo falso sobre Covid-19 e vacinação. Nas últimas semanas, a rede aplicou sanções a perfis apontados como disseminadores de fake news e foi palco de manifestações que pediam a inclusão do Brasil nos testes com o botão de denúncia.

"Esperamos que a ferramenta de denúncias ajude nossas equipes a entender melhor novas narrativas e tendências em desinformação, em escala, e contribua para que avancemos na capacidade de detectar conteúdo enganoso no Twitter em tempo real", afirma a rede em nota.
O texto diz ainda que as eleições de 2022 no Brasil e nas Filipinas pesaram para que esses países fossem integrados ao experimento. "Contribuirá para a avaliação de como esta ferramenta de denúncias seria usada em períodos de grandes eventos cívicos".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Testado nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul, o recurso já recebeu 3,73 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de diferentes tuítes publicados por 64 mil contas distintas, segundo dados da plataforma.

Menos de 10% da amostra de postagens analisada correspondia a violações das políticas, de acordo com o Twitter. "A baixa proporção de violação entre as denúncias de desinformação é motivada principalmente pelo grande volume de denúncias recebidas sobre Tweets cujos assuntos não são relacionados àqueles em que agimos de acordo com nossas políticas".

Com a expansão do experimento, a rede espera otimizar o filtro de prioridade das denúncias e contribuir com o desenvolvimento de um modelo de aprendizado de máquina capaz de estimar a probabilidade de violações às regras.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Princípio de incêndio atinge borracharia em Santos e imagens impressionam; Veja vídeo

O incidente ocorreu na Avenida Visconde de São Leopoldo, bairro Valongo, por volta de 7h45

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter