X

Brasil

Polícia Militar retira ocupantes de terreno na zona norte de São Paulo

Durante a ação, os policiais militares recolheram os documentos de todos os militantes para identificação.

Agência Brasil

Publicado em 14/01/2017 às 21:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Polícia Militar (PM) retirou no início da tarde de hoje (14) os ocupantes de um terreno na região do Morro Grande, zona norte paulistana. Os militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) tinham montado um acampamento no local durante a madrugada. Pela manhã, o dono do terreno chamou a polícia, denunciando a ocupação.

Os policiais foram até lá e exigiram a desocupação da área. Os membros do movimento optaram por sair sem oferecer resistência. “Nós vamos sair daqui porque nós não temos força, não temos armas para combater. A única coisa que a gente tem é a coragem. Vamos permanecer na calçada até a gente se organizar”, disse uma das coordenadoras do MTST, Maria das Dores Cerqueira.

Durante a ação, os policiais militares recolheram os documentos de todos os militantes para identificação.

Apesar de terem optado por deixar o terreno pacificamente, o movimento considerou ilegal a operação policial. “A retirada deveria acontecer apenas mediante autorização judicial. O que não aconteceu aqui no caso”, afirmou Felipe Vono, advogado do MTST. Ele acompanhava as famílias que faziam a ocupação.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou, por meio de nota, que a Polícia Militar chegou ao local quando o terreno ainda estava em processo de ocupação. “Conforme previsto em lei, casos em que a ocupação está sendo feita ou acaba de ser realizada, a PM pode fazer a repressão imediata para reestabelecer a ordem pública. Somente após a invasão já consolidada é que fica necessária a ação judicial para a desocupação”.

De acordo com a secretaria, representantes do movimento foram encaminhados, junto com um advogado, para fazer o registro do boletim de ocorrência no 72º Distrito Policial.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter