X

Brasil

Pesquisa da Fiesp aponta crescimento na oferta de empregos na indústria paulista

De janeiro a março, houve elevação de 0,62% com a abertura de 13,5 mil vagas, revertendo o resultado negativo (-1,33%), registrado no primeiro trimestre do ano passado

Folhapress

Publicado em 18/04/2017 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O nível de emprego da indústria de transformação paulista cresceu 0,45% em março, com a criação de 9,5 mil postos de trabalho / Divulgação

 O nível de emprego da indústria de transformação paulista cresceu 0,45% em março, com a criação de 9,5 mil postos de trabalho, sem considerar os ajustes sazonais. De janeiro a março, houve elevação de 0,62% com a abertura de 13,5 mil vagas, revertendo o resultado negativo (-1,33%), registrado no primeiro trimestre do ano passado. As informações são da Agência Brasil.

Os dados são da Pesquisa de Nível de Emprego do Estado de São Paulo, do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Segundo a entidade, o crescimento foi puxado pelo segmento de açúcar e álcool.

"O resultado positivo de março mais que compensou a queda verificada em fevereiro. Essas oscilações são normais e mostram que o emprego tende a se estabilizar", disse, em nota, o gerente do Depecon, Guilherme Moreira.

Dos 22 setores pesquisados, 8 ampliaram as contratações, 12 enxugaram o quadro e 2 mantiveram a estabilidade. Os maiores avanços ocorreram nas indústrias de coque, petróleo e biocombustíveis (7,31%) e de produtos alimentícios (2,47%). Já os que mais fizeram cortes foram os setores de produtos diversos (-1,82%) e de impressão e reprodução de gravações (-0,98%).

Interior

O levantamento mostra que as oportunidades de emprego estão mais concentradas no interior paulista, com alta de 0,82%, enquanto na região da Grande São Paulo houve queda de 0,53%.

Entre as regiões com melhor desempenho estão a de Piracicaba (3,13%), onde se destacaram empresas de produtos alimentícios, com alta de 11,47%, e de máquinas e equipamentos (1,3%).

Na região de Jaú, foi registrada alta de 2,98%, com destaque para o segmento de produtos alimentícios (6,41%) e de artefatos de couro e calçados (3,09%).

Na região de Limeira, o nível subiu 2,56%, puxado pelo segmento de produtos diversos (15,63%) e de coque, petróleo e biocombustíveis (8,09%).

Na região de Botucatu, o saldo entre contratações e demissões foi negativo em 1,58%, com forte retração no setor de produtos de metal (-40%). Em Santa Barbara d'Oeste, o nível de emprego caiu 1,54%, com destaque para produtos de metal (-7,21%) e de borracha e plástico (-5,2%). Em Sorocaba, houve redução de 1,49%, sendo que os principais setores com corte de pessoal foram máquinas e equipamentos (-16,74%) e produtos de metal (-5,21%).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter