X

Brasil

Para Bolsonaro, Raoni foi cooptado por autoridades estrangeiras

Em live nas redes sociais, ele disse que respeita o líder étnico, mas ressaltou que "abusaram da boa fé" dele

Folhapress

Publicado em 27/09/2019 às 13:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Arquivo/Folhapress

Em novo ataques a dirigentes europeus, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (26) que autoridades estrangeiras cooptaram o cacique Raoni Metuktire, considerado uma das maiores lideranças indígenas no país.

Em live nas redes sociais, ele disse que respeita o líder étnico, mas ressaltou que "abusaram da boa fé" dele.

Mais cedo, o presidente havia defendido que o cacique não tem monopólio sobre os demais índios e que ele "não fala a nossa língua".

"Eles abusaram da boa fé do Raoni, mas ele não fala pelos índios. Eu respeito ele, pela idade dele", disse.

"Alguns chefes de Estado pegaram o Raoni e cooptaram o Raoni", disse.

Na transmissão online, feita ao lado da índia youtuber Ysani Kalapalo, Bolsonaro voltou a negar que tenha sido agressivo no discurso que fez na abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em sua fala, ele fez ataques a líderes europeus e a veículos de imprensa.

"Eu ofendi algum chefe de Estado? Alguma nação? Os outros que me antecederam, era discurso para ser aplaudido. O que você podia tirar disso, nada", disse.

Para rebater a avaliação, o presidente leu o título de reportagem publicada pela Folha, segundo a qual ele adotou "tom agressivo".

"Eu fui agressivo? Eu ofendi algum chefe de Estado?", questionou.

Mais cedo, na porta do Palácio do Alvorada, Bolsonaro afirmou que setores da imprensa quiseram "desgastar" e "esculachar", e que o objetivo deles é "derrubar o governo". 

"Eles queriam que eu fosse para falar abobrinha, enxugar gelo e passar o pano. Não fui ofensivo com ninguém. Seria muito mais cômodo fazer um discurso que fosse aplaudido, mas não teria coragem de olhar para vocês", disse.

Na opinião de Bolsonaro, seu discurso foi "patriótico" e um "marco".

Em uma nova crítica indireta, ele acusou o presidente francês Emmanuel Macron de adotar uma postura colonialista em seu discurso de preservação da floresta amazônica.

"A ONU foi criada no passado contra um espírito colonialista. E um país, que não citei o nome do país, quer voltar com isso", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter