X

Brasil

Pantanal bate recorde de queimadas para o mês de setembro

Até o momento, o Pantanal já registrou 5.603 queimadas, número quase três vezes acima da média para o mês, segundo o Inpe

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 17/09/2020 às 17:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Se comparado com 2019, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 já apresenta uma alta de 94% / Mayke Toscano/Secom-MT

O Pantanal já bateu o recorde histórico de queimadas para todo o mês de setembro. O recorde para o mês era de 2007, com 5.498 focos de calor registrados pelo Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), neste ano, o número já foi ultrapassado com 5.603 registros até 16 dia de setembro, quase três vezes acima da média para o mês.

Se comparado com 2019, quando setembro teve 2.887 focos detectados em 30 dias, o mesmo mês de 2020 já apresenta uma alta de 94%.

A situação crítica e sem controle ocorre em meio ao período de estiagem do bioma, em um contexto em que mesmo a temporada de chuvas precedente foi seca em relação ao histórico climático da região e sem qualquer perspectiva de melhora.

A conjuntura gravíssima já estava no horizonte com o que foi observado nos meses anteriores. O primeiro semestre do ano foi o de maior número de queimadas na história do Pantanal, com o mesmo se repetindo no mês de julho. Agosto ficou pouco abaixo do recorde histórico.

Este ano já possui o maior número de queimadas registradas no Pantanal, com grande distância dos valores de outros anos.

A alta histórica do fogo já destruiu o maior refúgio de araras-azuis do mundo e 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, abrigo das onças pintas-pintadas.

Incêndios investigados

A Polícia Federal investiga fazendeiros da região que podem ter começado incêndios. Em entrevista à “CNN Brasil”, o delegado Daniel Rocha afirmou que quatro proprietários estão sendo investigados e disse que sua equipe analisa focos de incêndio de junho e julho e que "não têm como não terem sido ocasionados por ação humana".

 

*Com informações da Folhapress

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter