X

Brasil

País segue distante do exercício pleno da cidadania, diz Temer

O peemedebista considerou, por outro lado, que o País tem conseguido progredir na redução das desigualdades sociais

Estadão Conteúdo

Publicado em 15/11/2017 às 19:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente Michel Temer (PMDB) disse nesta quarta-feira (15) que o Brasil segue distante do exercício pleno da cidadania / Lula Marques/AGPT

O presidente Michel Temer (PMDB) disse nesta quarta-feira (15) que o Brasil segue distante do exercício pleno da cidadania. O peemedebista considerou, por outro lado, que o País tem conseguido progredir na redução das desigualdades sociais e aproveitou para lembrar da recuperação mostrada pelo mercado de trabalho desde o início de seu governo.

"Não devemos nos iludir, enquanto houver carência social, estaremos distantes da cidadania plena. Esse ainda é o caso do Brasil, mas temos avançado muito", frisou Temer em discurso proferido neste feriado da Proclamação da República em Itu, no interior paulista, cidade onde começou o movimento republicano que deu fim à monarquia no Brasil. Ele volta a Brasília ainda nesta tarde.

Numa resposta a críticas da oposição, o peemedebista afirmou que a responsabilidade social - não apenas a responsabilidade fiscal - é uma das "palavras-chave" de seu governo. Salientou que trabalhar pela cidadania significa trabalhar também para a democracia.

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o peemedebista aproveitou o evento para lembrar que pouco mais de 1 milhão das 14 milhões de pessoas que estavam desempregadas no início de seu governo já voltaram a trabalhar.

Segundo Temer, mais 2 ou 3 milhões de desempregados vão conseguir se recolocar "em pouco tempo". Comentou ainda que a inflação já caiu para 2,54%, referindo-se à variação em 12 meses do IPCA em setembro. Em outubro, o índice subiu para 2,7% nessa base de comparação.

Temer também frisou o declínio do risco Brasil - um reflexo do que chamou de "credibilidade extraordinária" do País -, bem como a queda dos juros básicos, a Selic, citando, nesse ponto, as previsões do mercado financeiro que projetam a taxa em 7% ao ano no mês que vem. Atualmente, o juro básico está em 7,5% e a expectativa de analistas é que caia 0,50 ponto porcentual no último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) de 2017, em dezembro, fechando o ano em 7%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Circuito Sesc de Artes acontecerá este mês em Praia Grande

Atividades de diferentes linguagens culturais ocorrerão gratuitamente

Bertioga

Na faixa! Sebrae Aqui Bertioga abre inscrições para vários cursos

As quatro formações serão em endereços diferentes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter