X

Brasil

'O artista não morre', diz Zeca Pagodinho em homenagem a Dona Ivone Lara

Ela morreu na noite de segunda-feira (16) no Rio de Janeiro, aos 97 anos, após ficar duas semanas internada em com infecção renal

Folhapress

Publicado em 17/04/2018 às 21:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dona Ivone Lara foi homenageada por Zeca Pagodinho / Divulgação

A Grande Dama do Samba, Dona Ivone Lara, foi homenageada por amigos e artistas nesta terça (17). Ela morreu na noite de segunda-feira (16) no Rio de Janeiro, aos 97 anos, após ficar duas semanas internada em com infecção renal.

"O artista não morre, ele muda de lugar, a música está aí, continua viva na nossa memória e emoções", disse Zeca Pagodinho em vídeo enviado à Folha. Ele lembra que já conhecia Dona Ivone Lara quando começou a cantar samba e se disse fã de "Sonho Meu", clássico da sambista.

Em áudio, Maria Bethânia agradeceu a confiança de Dona Ivone Lara em permitir que ela, ao lado de Gal Costa, gravassem "Sonho Meu". "O céu está verde e branco luminoso e puro ouro para receber a rainha Dona Ivone Lara, minha querida amiga, muita saudade dela, muita falta que ela fará ao samba", disse.

"Que o céu esteja em festa nesse momento, cantando esse samba", disse Xande de Pilares, cantando e tocando "Sorriso de Criança", faixa da sambista.

Gal Costa lamentou a morte e relembrou uma ocasião que cantou junto com Dona Ivone Lara no palco da Bahia, durante o PercPan, "ainda quando Naná Vascolncelos era vivo, eu, ela e Gil. Ela era uma pessoa adorável, uma grande intérprete e nunca vou esquecer do grande sucesso que gravei no disco de Bethânia 'Sonho meu', que é música dela, e foi uma grande sucesso no Brasil. Essa música é linda e até hoje todo o povo brasileiro canta. É com muita tristeza que recebo essa notícia. Espero que ela esteja bem onde estiver, com certeza ela vai estar porque era uma pessoa linda."

Nas redes sociais, personalidades e representantes de escolas de samba lamentaram a morte da sambista.

"Não acredito em sua morte, hoje você se mudou pra um lugar mais bonito, pois é eterna a nossa terna mãe baiana", disse o sambista Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, lembrando o show realizado no último dia 15, em ocasião do aniversário da cantora dois dias antes.

O cantor Dudu Nobre agradeceu Ivone pelos ensinamentos ao longo da vida. "Obrigado por tudo, Dona Ivone Lara. As bênçãos, os ensinamentos, as conversas, os sambas, a poesia. Descanse em paz, 'Grande Dama do Samba'."

A artista e compositora Ana de Hollanda enfatizou o lado pioneiro de Ivone em ser sambista "numa época em que os terreiros de samba eram domínio dos homens".

A sambista e deputada estadual Leci Brandão (PC do B-SP) também mostrou reverência à cantora. "Madrugada triste, meu coração está apertado... Nossa amiga e mestre, Dona Ivone Lara, nos deixou. Já sinto saudades, descanse em paz rainha!".

Ligada à Império Serrano, Ivone também foi lembrada por outras escolas de samba do Rio de Janeiro, como a Portela. "Incomparável, formidável, inesquecível... Que vida! Como pode ter sido tão formidável, tão incomparável, tão única? Nunca surgirá alguém como ela", afirmou Luis Carlos Magalhães, presidente da agremiação carioca.

A cantora Maria Rita disse estar sem palavras com o ocorrido.

A cantora Claudia Leitte escreveu "Dona Ivone, a grande Dama do Samba do Brasil! Uma mulher incrível que hoje "mora nos braços da paz". Obrigada por ser inspiração para nós, por ser uma mulher porreta!! Vá em paz, Rainha!".

O cantor e compositor de samba, Pericles homenageou Dona Ivone com uma foto no Instagram. "Descanse em paz Dona Ivone Lara".

Dudu Nobre escreveu um trecho do samba "Sonho Meu" e agradeceu Dona Ivone.

Glória Perez lamentou a morte. "Hoje o samba fica mais triste", escreveu a escritora.

O cantor Thiaguinho escreveu que acordou triste com a notícia da "perda de mais um grande nome da nossa música brasileira".

Zélia Duncan postou um vídeo do primeiro encontro com Dona Ivone e disse que estava "tímida com tanta honra".

"Obrigado Dona Ivone Lara, eterna rainha", escreveu o rapper Emicida.

"A Rainha do Samba se foi e vai deixar muita saudade. Mas o seu exemplo e seus sambas extraordinários continuarão a fortalecer as mulheres, os negros, o Brasil e o povo brasileiro", escreveu Daniela Mercury no Twitter.

A Rainha do Samba se foi e vai deixar muita saudade. Mas o seu exemplo e seus sambas extraordinários continuarão a fortalecer as mulheres, os negros, o Brasil e o povo brasileiro. Salve Dona Ivone Lara ! Motumbá! #Axe! #despedida #rainhadosamba #donaivonelara.

Mumuzinho agradeceu o legado deixado por Dona Ivone "para mim, para os nossos filhos, netos e muitas outras gerações".

"Tem gente que pode nascer em diferentes lugares, mas essa nobreza é a mesma, sentida nos grandiosos mestres de poderosa existência! Basta olhar e você sente essa essência", escreveu no Twitter a cantora Vanessa da Mata.

Dona Ivone Lara!Valente dama! Tem gente que tem nobreza na alma,na fala,na escrita e isso ninguém,nem nada,tiram!Tem gente que pode nascer em diferentes lugares,mas essa nobreza é a mesma, sentida nos grandiosos mestres de poderosa existência!Basta olhar e vc sente essa essência.

O deputado federal Jean Willys (PSOL-RJ) postou uma foto da cantora e a definiu como "a pureza do samba!".

"Descanse em paz rainha", escreveu o funkeiro Buchecha.

A atriz Lúcia Veríssimo postou a música "Nasci para Sonhar e Cantar".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter