Morre João Gilberto, criador da bossa nova, aos 88 anos

A informação foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais.

Comentar
Compartilhar
06 JUL 2019Por Folhapress18h13
Foto: Mauricio Pessoa Produções/Divulgação

Criador da bossa nova, o cantor e compositor João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além de João Marcelo, do casamento com a também cantora Astrud Gilberto, ele deixa outros dois filhos: Bebel Gilberto, da união com Miúcha, e Luísa, filha dele com a ex-mulher Cláudia Faissol. No final da vida, ele morava com a namorada, a moçambicana Maria do Céu Harris.

O baiano de Juazeiro foi alçado ao estrelato em 1958 quando, aos 27 anos, gravou "Chega de Saudade". Meses meses mais tarde, veio "Desafinado". As canções serviram de norte para o estilo que veio a se tornar a bossa nova. Antes disso, Gilberto morou em Salvador, Porto Alegre, Diamantina e mesmo no Rio, onde atuou como crooner.?

Ao longo da carreira, o músico lançou 13 álbuns de estúdio e quatro ao vivo. Entre eles, estão "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960), "João Gilberto" (1961) e "Getz/Gilberto" (1964), o último em parceria com o saxofonista americano Stan Getz.

Colunas

Contraponto