X

Brasil

Morre João Gilberto, criador da bossa nova, aos 88 anos

A informação foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais.

Folhapress

Publicado em 06/07/2019 às 18:13

Atualizado em 06/07/2019 às 18:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mauricio Pessoa Produções/Divulgação

Criador da bossa nova, o cantor e compositor João Gilberto morreu neste sábado (6), aos 88 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi anunciada pelo filho do músico, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além de João Marcelo, do casamento com a também cantora Astrud Gilberto, ele deixa outros dois filhos: Bebel Gilberto, da união com Miúcha, e Luísa, filha dele com a ex-mulher Cláudia Faissol. No final da vida, ele morava com a namorada, a moçambicana Maria do Céu Harris.

O baiano de Juazeiro foi alçado ao estrelato em 1958 quando, aos 27 anos, gravou "Chega de Saudade". Meses meses mais tarde, veio "Desafinado". As canções serviram de norte para o estilo que veio a se tornar a bossa nova. Antes disso, Gilberto morou em Salvador, Porto Alegre, Diamantina e mesmo no Rio, onde atuou como crooner.?

Ao longo da carreira, o músico lançou 13 álbuns de estúdio e quatro ao vivo. Entre eles, estão "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960), "João Gilberto" (1961) e "Getz/Gilberto" (1964), o último em parceria com o saxofonista americano Stan Getz.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter