X

SAÍDA DE PRESIDENTE

Ministro da Educação anuncia mudança na presidência do Inep

Danilo Dupas vai deixar a presidência alegando motivos pessoais; Carlos Moreno será o novo presidente do órgão a partir de 1º de agosto

Da Reportagem

Publicado em 27/07/2022 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Fachada da sede do Inep / Foto: Inep

Danilo Dupas irá sair da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O anúncio foi feito pelo ministro da Educação Victor Godoy nesta quarta-feira (27) pelas redes sociais. Contém informações do g1.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Godoy publicou que a saída de Dupas "ocorreu por motivos pessoais e a pedido" e agradeceu "por todo o trabalho realizado nesse período, que trouxe avanços importantes para a Autarquia".

Ainda segundo o ministro, Carlos Moreno será o novo presidente do órgão a partir de 1º de agosto. O Ministério da Educação (MEC) confirmou a nomeação em uma nota enviada à imprensa.

"Anuncio que a partir de 1° de agosto o diretor Carlos Moreno será o novo presidente do Inep, respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira", escreveu.

O Inep é um órgão do MEC e é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), entre outros.

A saída de Dupas ocorre a menos de 4 meses da aplicação do Enem 2022, que acontecerá nos dias 13 e 20 de novembro.

Passagem pelo Inep

Danilo Dupas Ribeiro assumiu a presidência da autarquia em fevereiro de 2021, após a exoneração de Alexandre Lopes.

Durante a gestão de Dupas, o Inep passou por uma debandada de mais de 30 servidores semanas antes da aplicação do Enem 2021. Na ocasião, os servidores justificaram que o pedido de dispensa se devia a "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão.

Nota do MEC

O Ministério da Educação (MEC) informa que Carlos Eduardo Moreno Sampaio assumirá, interinamente a partir de agosto, a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Servidor de carreira da própria instituição, Moreno é doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília e Mestre em Estatísticas pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é Diretor de Estatísticas da autarquia.

A saída de Danilo Dupas Ribeiro ocorre a pedido do próprio. O MEC agradece o trabalho realizado à frente do Inep e reforça que Moreno dará continuidade ao trabalho realizado.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Eleições 2022

Lula tem 45% contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno, aponta pesquisa

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; segundo a pesquisa, 43% avaliam o governo de forma negativa, e 27% de forma positiva

São Vicente

Quatro Unidades Básicas de Saúde passam a atender em novo horário a partir de terça (23)

Iniciativa busca melhorar o atendimento à população de São Vicente

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software