X

Brasil

Menos de 40% dos brasileiros praticam esporte ou atividade física, diz Pnad

A pesquisa estima que 61,3 milhões de pessoas de 15 anos ou mais pratiquem algum esporte ou atividade física, o que representa 37,9% do total desse grupo

Folhapress

Publicado em 18/05/2017 às 00:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Menos de 40% dos brasileiros praticam esporte ou atividade física, segundo o Pnad / Divulgação

Menos de 40% dos brasileiros costumam praticar algum tipo de esporte ou atividade física. É o que revela a pesquisa Práticas de Esporte e Atividade Física, da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) 2015, do IBGE.

A pesquisa estima que 61,3 milhões de pessoas de 15 anos ou mais pratiquem algum esporte ou atividade física, o que representa 37,9% do total desse grupo.

A falta de tempo foi o principal motivo declarado por adultos para não fazer exercício. Já entre os adolescentes, o principal motivo foi não gostarem ou não quererem.

Por sexo, 46,1% dos praticantes de esporte eram mulheres e 53,9% eram homens. Deve-se levar em conta que a taxa de participação das mulheres foi de 33,4% e dos homens, 42,7%.

A pesquisa observou que pessoas com mais renda e mais escolarizadas praticam mais esportes e outras atividades físicas. Enquanto 17,3% das pessoas que não tinham instrução faziam exercício, entre as que possuíam ensino superior completo o percentual chegava a 56,7%.

Entre as pessoas classificadas na classe de sem rendimento, 31,1% praticava atividades físicas ou esportes, enquanto que na classe de 5 salários mínimos ou mais o percentual era de 65,2%.

"Isso reflete o cenário social e econômico do Brasil. A maior parte da população demora para ir e voltar do trabalho, e de fato tem pouco tempo livre. As mulheres ainda têm que trabalhar dentro de casa", diz Luciana Lopes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

O Amazonas foi o Estado com maior percentual de praticantes de esporte (32,2%) e o Rio de Janeiro, o com o menor (18,9%).

"O dado do Rio surpreende porque é uma cidade associada no imaginário popular à atividade física, mas quando você pega um grupo maior da população, não só pessoas de renda mais alta, vê que a situação não é bem essa", comenta Lopes. Já para a prática de atividades físicas, o Distrito Federal teve a maior taxa (28,5%), enquanto Mato Grosso teve a menor (9,0%).

São Paulo aparece em 13º lugar no ranking de prática de esportes por Estado (23,6% dos ouvidos praticam algum) e em sexto no ranking de atividade física (19,1% dos ouvidos).

O futebol foi a modalidade esportiva mais praticada no Brasil, com 15,3 milhões de pessoas ou 39,3% dos 38,8 milhões de praticantes de esportes, e a caminhada, a atividade física mais praticada (49,1%), seguida por fitness ou academia, com 16,8% e fisiculturismo ou musculação, com 7,2%.

"Essa é uma situação difícil de mudar, principalmente num momento de crise, mas governo e iniciativa privada podem colaborar. Empresas podem incentivar seus funcionários colocando academias dentro das sedes, prefeituras podem colocar aparelhos em áreas públicas, como acontece no Rio, para idosos. As pessoas também podem procurar atividades por si -descer do ônibus alguns pontos antes, por exemplo", sugere Lopes.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter