X

Brasil

Manaus vive colapso e Brasil pede avião aos EUA para transportar oxigênio

Em meio ao avanço da Covid-19, Manaus tem recorde de internação e falta de oxigênio para os pacientes em vários hospitais; mortes cresceram 183% no Amazonas em sete dias

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 14/01/2021 às 21:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O número de internações pela Covid-19 em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro / Divulgação/Ministério da Saúde

Em meio ao avanço da Covid-19, Manaus tem recorde de internação e falta de oxigênio para os pacientes em vários hospitais. De acordo com relatos médicos, o desabastecimento no sistema de saúde levou pacientes internados à morte por asfixia. Diante da crise, o governo brasileiro pediu nesta quinta-feira (14) um avião do Estados Unidos para ajudar no transporte de cilindros de oxigênio para a cidade.

“Estamos tentando, junto à embaixada dos EUA, a liberação de um avião da Força Aérea norte-americana, um Galaxy, para levar o oxigênio”, afirmou o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), em referência ao cargueiro C-5 Galaxy, usado pela Força Aérea dos Estados Unidos.

A embaixada dos Estados Unidos em Brasília informou, por meio de sua assessoria, que "está ciente da solicitação e que está em contato com as autoridades brasileiras para tratar do assunto".

Mortes
Nos últimos sete dias, a média móvel de mortes cresceu 183% no estado do Amazonas. O estado registrava até quarta-feira mais de 5,8 mil óbitos e 219 mil casos de coronavírus.

Já o número de internações pela doença em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro, o maior desde abril. Para tentar frear os casos, o governador Wilson Lima anunciou, nesta quinta-feira, toque de recolher em Manaus entre 19h e 6h.

Por causa do colapso da rede de saúde, o Amazonas deve transferir ao menos 750 pacientes a outros Estados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Criminoso joga jovem no chão em tentativa de roubo em Guarujá; ASSISTA

Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento.

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter