X

Brasil

Mais de 500 mil pessoas tomaram vacina contra a gripe em São Paulo

A partir da próxima terça-feira (2), serão incluídos no público-alvo pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais

Folhapress

Publicado em 28/04/2017 às 04:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A campanha de vacinação contra a gripe em São Paulo imunizou 509 mil pessoas -20% do público-alvo / Milton Michida/GovSP

Em duas semanas, a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) no município de São Paulo imunizou 509 mil pessoas -20% do público-alvo. A campanha, que teve início no último dia 17, prevê a imunização de trabalhadores da área da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a menores de 5 anos e indígenas. As informações são da Agência Brasil.

A partir da próxima terça-feira (2), serão incluídos no público-alvo pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Na semana seguinte, a partir do dia 8 de maio, será a vez dos professores das escolas públicas e privadas.

A partir de 15 de maio, poderão tomar a vacina a população de presídios e cadeias, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam sob medida socioeducativa. Neste ano, a campanha ocorrerá até 26 de maio.

"O objetivo da campanha é reduzir os casos de complicações e óbitos causados pela doença no público-alvo. A vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia", explica a coordenadora de Vigilância em Saúde de São Paulo, Cristina Shimabukuro.

A vacina não causa gripe, pois em sua composição existem apenas partículas de vírus "mortos". Uma pequena parcela das pessoas vacinadas pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar por até dois dias após a aplicação.

A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados ou a qualquer outro componente da vacina. Em São Paulo, a vacina é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 7h às 19h. A relação completa dos postos pode ser consultada pelo telefone 156 ou no site da prefeitura.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter