Mais 164 imigrantes venezuelanos são transferidos para o RJ, PB e PE

É a primeira vez que essas cidades recebem imigrantes venezuelanos que aceitaram participar da transferência

Comentar
Compartilhar
03 JUL 2018Por Agência Brasil18h00
Imigrantes venezuelanos são abrigados em instalações provisórias em Boa VistaImigrantes venezuelanos são abrigados em instalações provisórias em Boa VistaFoto: Agência Brasil

Três cidades brasileiras recebem hoje (3) imigrantes venezuelanos, em uma nova etapa do processo de interiorização. Está previsto o embarque de 164 solicitantes de refúgio e migrantes em Boa Vista, Roraima, que serão transferidos para as cidades de Igarassu, em Pernambuco; Conde, na Paraíba, e Rio de Janeiro.

De acordo com o governo federal e com a Organização das Nações Unidas (ONU), a interiorização é o processo de promover a mudança de venezuelanos para outros estados do país. Até o dia 15 de maio, segundo a ONU Brasil, 527 venezuelanos foram distribuídos entre São Paulo, Manaus e Cuiabá. O processo conta com o apoio técnico da Agência da ONU para Refugiados, da Organização Internacional para as Migrações e do Fundo de População das Nações Unidas.

A cidade de Conde receberá 45 pessoas; 69 seguem para Igarassu e 50 para o Rio de Janeiro.

É a primeira vez que essas cidades recebem imigrantes venezuelanos que aceitaram participar da transferência.

No Rio de Janeiro e em Igarassu, a ONG Aldeias Infantis administra o abrigo que vai receber os solicitantes de refúgio. Lá, serão acolhidas famílias com crianças e adolescentes, além de mulheres que estejam sozinhas no Brasil ou grávidas.

Já em Conde, o abrigo é de responsabilidade do Serviço Pastoral do Migrante e vai receber prioritariamente homens e mulheres entre 18 e 30 anos, além de famílias.