X

Brasil

Maia marca reunião com embaixador chinês para discutir sobre vacinas

A falta de insumos para a vacina pode paralisar a vacinação no País, que começou no domingo, com doses da CoronaVac, importadas da China

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 19/01/2021 às 19:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou audiência com embaixador chinês / Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu uma audiência com o embaixador da China, Yang Wanming, para tratar o impasse sobre a importação de insumos ao Brasil para a produção de vacinas contra a Covid-19. A reunião deve acontecer na manhã desta quarta-feira (20).

A falta de insumos pode paralisar a vacinação no País, que começou no domingo, com doses da CoronaVac, importadas da China. O Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a Sinovac, aguarda a chegada do chamado Insumo Farmacêutico Ativo, o princípio ativo da vacina, que também vem do país asiático, para poder fabricar mais doses.

O Brasil só tem seis milhões de doses prontas da vacina que pode ser fabricada pelo Butantan, mas que já foram distribuídas pelo País. Nesta terça-feira, o diretor do Instituto, Dimas Covas, cobrou agilidade do Itamaraty para viabilizar a vinda de matéria-prima do imunizante.

Além dos insumos chineses, o Brasil ainda aguarda a liberação de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, que ainda não tem data para chegar ao País.

A iniciativa de Maia ocorre após integrantes do governo brasileiro entrarem em conflito com os chineses em outras ocasiões.

No ano passado, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), faz ataques recorrentes ao diplomata e ao próprio país asiático e chegou a culpar a China pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, Eduardo vinculou o governo chinês à “espionagem” por meio da tecnologia 5G.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter