X

Brasil

Maia marca reunião com embaixador chinês para discutir sobre vacinas

A falta de insumos para a vacina pode paralisar a vacinação no País, que começou no domingo, com doses da CoronaVac, importadas da China

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 19/01/2021 às 19:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), marcou audiência com embaixador chinês / Najara Araujo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu uma audiência com o embaixador da China, Yang Wanming, para tratar o impasse sobre a importação de insumos ao Brasil para a produção de vacinas contra a Covid-19. A reunião deve acontecer na manhã desta quarta-feira (20).

A falta de insumos pode paralisar a vacinação no País, que começou no domingo, com doses da CoronaVac, importadas da China. O Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a Sinovac, aguarda a chegada do chamado Insumo Farmacêutico Ativo, o princípio ativo da vacina, que também vem do país asiático, para poder fabricar mais doses.

O Brasil só tem seis milhões de doses prontas da vacina que pode ser fabricada pelo Butantan, mas que já foram distribuídas pelo País. Nesta terça-feira, o diretor do Instituto, Dimas Covas, cobrou agilidade do Itamaraty para viabilizar a vinda de matéria-prima do imunizante.

Além dos insumos chineses, o Brasil ainda aguarda a liberação de 2 milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, que ainda não tem data para chegar ao País.

A iniciativa de Maia ocorre após integrantes do governo brasileiro entrarem em conflito com os chineses em outras ocasiões.

No ano passado, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), faz ataques recorrentes ao diplomata e ao próprio país asiático e chegou a culpar a China pela pandemia do novo coronavírus. Além disso, Eduardo vinculou o governo chinês à “espionagem” por meio da tecnologia 5G.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Vovô do iFood' é atropelado em Guarujá e motociclista morre na hora

Os dois se envolveram em um acidente na Avenida dos Caiçaras, no bairro Jardim Las Palmas, no final da tarde deste domingo (05)

BRASILEIRÃO

Zubeldía vence mais uma e São Paulo faz 3 a 1 no Vitória fora de casa

Time da capital paulista mostrou força após a chegada do técnico argentino Luis Zubeldía, que assumiu recentemente e ajustou o elenco nos primeiros jogos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter