X

Brasil

Mãe de criança com deficiência visual conta sua jornada de superação

Em maio, serviço social da Laramara dá visibilidade a histórias de coragem de famílias com filhos (as) cegos (as) ou com baixa visão

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2021 às 22:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo a mãe, foi desafiador no começo, mas a jornada de Levi é repleta de superações / Divulgação

Depois de perda do seu primeiro filho em decorrência da doença de Pelizaeus-Merzbacher, rara condição neurológica que afeta o sistema nervoso central, Eliana Gama conseguiu vivenciar novamente o sonho da maternidade, dando à luz ao seu segundo bebê Levi Louis dos Santos. Poucos meses depois, descobriu que seu caçula também foi diagnosticado com a mesma síndrome do seu primogênito. “Não foi fácil, mas o nascimento de Levi surgiu como uma nova oportunidade de ser mãe”, afirma Eliana.

Morador de São Paulo, Levi nasceu no dia 23 de abril de 2014, e logo no primeiro ano de vida, já apresentava os sintomas da doença como o atraso no desenvolvimento cognitivo, associado à deficiência visual. Segundo a mãe, foi desafiador no começo, mas a jornada de Levi é repleta de superações. “As pessoas que não conhecem a nossa história às vezes ficam impactadas com suas limitações, mas gosto que sempre vejam o melhor dele, pois é um garoto feliz, esforçado, interessado, comunicativo e ativo”, comenta.

Leia também:
Cegueira afeta 33 mil crianças no Brasil; veja as principais causas e os cuidados necessários
Catarata: cirurgias da doença que mais rouba a visão dos brasileiros caem; saiba os sintomas

Eliana conta que, nesse processo de superação, foi fundamental o apoio socioassistencial da Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual. “Fui recebida pelo serviço social, que nos acolheu e escutou a nossa história, onde apresentei toda a minha paixão pelo meu filho e iniciamos o processo de triagem, com avaliações para entender como o Levi enxergava e se desenvolvia. Um lugar de referência e aprendizado”.

Segundo Anderson Almeida, assistente social da instituição, “Levi e sua mãe são convidados frequentes para a realização de atividades na Laramara e sempre comparecem dispostos e com um sorriso no rosto. Participam de tudo com entusiasmo e prontidão. A agitação de Levi na cadeira de rodas mostra seu desejo pela brincadeira”.

Histórias como essa, cheias de dores, medos, mas também de superação e alegria, surgem frequentemente no serviço social da instituição, que já atendeu mais de 12 mil famílias. Completando 30 anos de existência, a instituição realiza atendimentos especializados: psicossocial, atividades socioeducacionais, pedagógicas e culturais para deficientes visuais e suas famílias, sendo referência na América Latina por projetos pioneiros.

No mês das mães, a Laramara acredita que dedicação de Eliana, deve servir motivação para muitas mães que se encontram na mesma situação. “Esse trabalho não é fácil, requer paciência, aprendizado e muito amor” finaliza Almeida.

Como apoiar os projetos assistenciais da Laramara:

Com a eclosão da Covid-19, a doação para programas da Laramara que asseguram o acesso ao atendimento especializado para mães e crianças com deficiência visual caíram drasticamente. Para minimizar os efeitos nocivos da crise econômica, a instituição busca o apoio da sociedade, das empresas e do Estado com a intenção de manter seus projetos assistenciais.

Formas de ajudar:

Imposto de Renda

Uma forma simples é a destinação de uma porcentagem, 1% para empresas e até 6% para pessoas físicas, do Imposto de Renda Devido. Quem estiver com o imposto para restituir também pode realizar doações pelo aplicativo do IR, dessa forma o contribuinte não tem nenhum custo extra.

Você também pode entrar em contato para conhecer os inúmeros projetos da Laramara para que a instituição continue atendendo centenas de pessoas mensalmente de forma gratuita ou, se preferir, pode acessar o site www.laramara.org.br/doe e fazer sua doação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Confira o resultado da Quina no concurso 6423, nesta terça (23)

O prêmio é de R$ 50.000.000,00

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter