X

Brasil

Líder do MST promete 'ocupar todos os prédios públicos' e 'tocar fogo na Globo'

'Não haverá terra que não será ocupada, não haverá arrego', afirmou Alexandre Conceição

Folhapress

Publicado em 04/04/2018 às 20:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alexandre Conceição é um dos dirigentes do MST / Divulgação/Fotos Públicas

Ocupar "todos os prédios públicos", "todas as terras" e sobretudo a Rede Globo: "Ocupar e tocar fogo neste jornal e nesta emissora" responsabilizada por "permitir que nosso povo seja humilhado". Essa foi a promessa do dirigente do MST (Movimento Sem Terra) Alexandre Conceição após o voto contrário a Lula dado pela ministra Rosa Weber.

A fala arrematou o ato desta quarta-feira (4), em Brasília, em desagravo ao ex-presidente -que teve seu habeas corpus julgado pelo Supremo Tribunal Federal.

O fim do protesto seria antecipado após um "grave comunicado", avisou o locutor, explicando em seguida que Rosa Weber tinha esmagado as chances de vitória na corte, já que dificilmente Cármen Lúcia votaria em prol de Lula.

"Não haverá terra que não será ocupada, não haverá arrego. Não haverá nenhum prédio público que não será ocupado", afirmou o militante do MST em tom exaltado, para uma plateia na qual muitos choravam.

"Não tem mais valsa. É porrada, é guerra, é luta e venceremos", acrescentou depois. Lembrando de líderes progressistas assassinados, do pastor americano Martin Luther King  à vereadora carioca Marielle Franco, ele defendeu que haja "um abril vermelho".

O discurso de Conceição oscilou entre o bélico e o apaziguador. A certa altura, disse não estar "chamando ninguém para a guerra" e pregou "paz, democracia, não intervenção militar".

Em seguida contrapôs os "únicos dois lados desta história": "O dos negros, pobres, o povo humilhado" contra "o daqueles que nos chicotearam, que nos meteram tiros, ovos e bala" (referência a ataques contra caravana lulista no Paraná).

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que teve sua presença no trio elétrico anunciada mais cedo, não deu as caras. A poucos metros, ouvia-se o "Hino Nacional" e gritos de comemoração vindos de um ato anti-Lula.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter