X

BRASIL

Lei Maria da Penha muda e agiliza proteção a vítimas

Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB comenta alterações

Da Reportagem

Publicado em 18/05/2023 às 16:19

Atualizado em 18/05/2023 às 16:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Advogada Isabela Castro de Castro / Crédito Aluana Cortezini/Divulgação

Entrou em vigor no dia 20 de Abril mudanças importantes na Lei 11.340 de 2006, a popular Lei Maria da Penha. A principal alteração agiliza o direito de proteção a vítima que passa a ser concedido a partir do depoimento, oral ou escrito, da ofendida para qualquer autoridade policial (delegado ou mesmo policial), independente do registro de boletim de ocorrência, abertura de inquérito policial e ajuizamento de ação penal ou cível. O benefício deve ser dado se houver risco à integridade física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral da ofendida e de seus dependentes. No texto anterior, a proteção a vítima só era dada após a instauração do Inquérito Policial ou de Ação Penal e Cível. As alterações foram propostas pela então senadora Simone Tebet (MDB) em 2022, e sancionadas pelo presidente Lula na data supracitada.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB São Paulo (CMA-OAB SP), a advogada santista Isabela Castro de Castro (Primeira advogada de Santos a assumir a Presidência de uma comissão permanente da OAB SP na história) acredita que a mudança tornou a medida protetiva mais acessível a Mulher que necessita do benefício. "Na grande maioria das mortes por feminicídio, as vítimas não possuíam a medida protetiva. A alteração na lei tornou ela mais simples e rápida, pois muitas vítimas às vezes não pedem proteção por não querer abrir um inquérito ou mesmo processo no caso. A lei agiliza esse acesso à proteção independente do ordenamento legal do ocorrido, garantindo com mais facilidade a segurança da vítima".

Conferência Estadual da Mulher Advogada
No próximo dia 19 de Maio (sexta-feira), das 9 às 18 horas, a Comissão da Mulher Advogada da OAB SP vai realizar a Conferência Estadual da Mulher Advogada, onde vai debater as mudanças na Lei Maria da Penha e outros temas do feminismo. 

Intitulada "Corpos e Vozes: Mulheres sem Fronteiras", a Conferência vai debater a presença da Mulher em Cargos de Poder e seu maior respeito junto a sociedade. O Evento vai acontecer no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo (Avenida Senador Mário de Andrade, 565, na Barra Funda), na cidade de São Paulo. A Conferência Estadual da Mulher Advogada é uma promoção da CMA-OAB SP com apoio do Departamento Cultura da OAB SP e é totalmente gratuita, com doações de agasalhos ou recursos para a Campanha do Agasalho. As inscrições podem ser feitas neste link https://beta.sympla.com.br/evento/conferencia-estadual-da-mulher-advogada-corpos-e-vozes-mulheres-sem-fronteiras/1936608.

A programação começa com a Abertura às 9 horas com a presença de: Patricia Vanzolini (Presidente da OAB SP, a 1ª Mulher da história a presidir a Entidade); Cris Damasceno (Presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB); Adriana Galvão (Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de SP - CAASP); Sarah Hakim (Vice-Diretora da Escola Superior de Advocacia); Isabela Castro (Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP), Marcos da Costa (Ex-Presidente da OAB SP e Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Sonaira Fernandes (Secretária de Estado de Políticas para a Mulher) e Delegada Rosamry Corrêa, a Delegada Rose (Presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina).

Logo após, às 10h30 ocorre o Painel Espaço de Poder, cuja Mesa será presidida pela Presidente da Associação Brasileira das Mulheres em Carreira Jurídica, a Promotora de Justiça Fabiana DalMas Paes. O painel contará com a participação de Danyelle Galvão ( Juíza Substituta no Tribunal Regional Eleitoral de SP) e Juliana Caligiuri ( Vice-Presidente Comercial de Saúde e Odonto da SulAmérica).

O segundo Painel do dia será às 11h30 e tem como tema a Saúde. A Mesa será presidida por Ana Luiza Nery ( Diretora Cultural do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo) e terá como debatedores a Dra Albertina Duarte Takiuti (Médica Ginecologista e Coordenadora do Programa Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo) e a Dra Ayodele Sant'Anna Cajuella Ribeiro (Psiquiatra e Médica Perita no Juizado Especial Federal da Vara de Santos/SP e no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).

O terceiro painel está marcado para às 14 horas e abordará os Desafios Profissionais da Mulher Advogada. A Mesa será presidida por Cristiane Romano ( Vice-Presidente do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados) e terá como debatedores as advogadas Lazara Carvalho (Vice-Presidente da Comissão de Igualdade Racial do Conselho Federal da OAB) e Maria Helena Carvalho (Diretora da ESA de Campinas).

Às 15 horas acontece o Painel Maternidade Fora de Pauta que será presidido por Renata Castello Branco Mariz de Oliveira (Sócia da Advocacia Mariz de Oliveira e Diretora-Adjunta da Associação dos Advogados de São Paulo AASP) e terá a participação de Mafoane Odara (Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo). Logo depois, o tema será "O Útero em Discussão" abordado por Ana Scalquete (Conselheira Seccional e Presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB SP e Autora do Anteprojeto de Lei - PL 115/2015 - Estatuto da Reprodução Assistida).

A (Des)proteção da Mulher no Trabalho será o tema do Painel das 16 horas, presidido por Alessandra Ambrogi Moura (Vice-Presidente da AATSP). Os debatedores serão Patrícia Maeda (Juíza do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), Tayane Dalazen (Advogada e Mestre em Direito e Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela PUC SP), Delaíde Alves Miranda Arantes (Ministra do Tribunal Superior do Trabalho) e Dione Almeida (Secretária-Geral Adjunta da OAB SP).

Às 17 horas acontece a apresentações de Artigos Científicos. A mesa dos trabalhos será de Carmela Dell Isola (Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da ESA SP) com participação de Adriana D'Urso (Presidente da Comissão Brasileira das Advogadas Criminalistas da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo - ABRACRIM Mulher SP) e Regiane Brunelli Bertoni (Secretária da CMA OAB SP).

O Encerramento será às  17h30 comandado por Ana Carolina Lourenço (Vice-Presidente Comissão da Mulher Advogada da OAB SP) e com a participação de Leonardo Sica (Vice-Presidente da OAB SP) e de Cris Damasceno (Presidente da Comissão da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB).
Isabela Castro de Castro
A advogada Isabela Castro de Castro (OAB 110703) é Conselheira Estadual da OAB SP, Presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada (OAB SP) e Membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada (OAB Nacional). Além disso é diretora do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFam Santos) e fundadora e membro da Comissão de Feminismo da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABrAT). Em virtude de sua liderança em temas do feminismo, foi escolhida como Ponto Focal do Programa "Elas Lideram" da ONU Mulheres. Também preside da Comissão Municipal de Transparência Institucional de Santos e é membro da Comissão Municipal da Mulher de Santos. Isabela foi Presidente fundadora do Rotary Boqueirão do Distrito 4420 e, dentro do Rotary, coordena o Projeto "Posso", de Educação de Gênero. Também é Embaixadora Assistente do Programa "Empoderamento de Meninas" do Rotary Internacional.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Ciclista morre após ser atropelada por carreta, em Praia Grande

Segundo informações de testemunhas, a vítima iria atravessar para o outro lado da via, quando aconteceu o acidente

Santos

Centro Temático de Cinema de Santos tem obras avançadas

Começa nesta semana a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter