Incêndio atinge hospital no Rio e pacientes são transferidos

Pacientes foram transportados para outra unidade e ao menos uma morreu; causa do incêndio no Hospital Federal de Bonsucesso é desconhecida

Comentar
Compartilhar
27 OUT 2020Por Gazeta de S. Paulo15h52
Devido à fumaça, a direção do hospital optou por esvaziar parte do Prédio 2Foto: Reprodução

O Prédio 1 do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, foi atingido por um incêndio na manhã desta terça-feira (27). De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas, que começaram por volta das 9h40, foram controladas por volta das 11h30. Ao menos uma paciente morreu durante a transferência para outra unidade.

De acordo com o porta-voz dos bombeiros, Lauro Botto, o prédio 1 "estava todo comprometido com chamas e fumaça". "Conseguimos evacuar os pacientes antes que o fogo e a fumaça chegassem à enfermaria", completou.
O Hospital Federal de Bonsucesso é a maior unidade de saúde do Rio em atendimentos. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, cerca de duas mil pessoas circulam pelas alas todos os dias.

Pacientes
Cerca de 200 pacientes foram transferidos para áreas do próprio complexo. Alguns pacientes estavam no meio de tratamento quando precisaram sair, enquanto outros estavam entubados. Entre os pacientes havia quem estava com Covid-19, umas delas a paciente que acabou morrendo.

Devido à fumaça, a direção do hospital optou por esvaziar parte do Prédio 2, local em que estavam internos da UTI neonatal e da Maternidade.

 

Cerca de 30 pacientes que estavam internados foram transferidos para outras unidades da rede pública do Rio.

Incêndio
O fogo começou no subsolo do Prédio 1 e se alastrou pelo almoxarifado. Assim que as chamas começaram, a brigada de incêndio do hospital chegou à enfermaria e começou a remoção.

Até o momento, não há informações sobre a causa do incêndio. Bombeiros de cinco quartéis (Fundão, Ilha do Governador, São Cristóvão, Penha e Central) foram acionados.