X

Brasil

Imprensa estrangeira repercute tragédia do incêndio no Museu Nacional

O acidente ocupava espaço nas páginas iniciais dos sites dos principais jornais do mundo

Folhapress

Publicado em 03/09/2018 às 12:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O britânico The Guardian fala em "perda incalculável" / Tânia Rêgo/ Agência Brasil

O incêndio de grandes proporções que devastou o Museu Nacional, no Rio, foi destaque da imprensa internacional na manhã desta segunda (3). O acidente ocupava espaço nas páginas iniciais dos sites dos principais jornais do mundo. 

Para o americano The New York Times, o incêndio ameaçou "séculos de história". Em reportagem assinada pelo correspondente do jornal do Rio, a publicação aponta que a situação do museu havia "decaído em anos recentes, enquanto o país enfrentava uma economia em frangalhos e instabilidade política."

Já o britânico The Guardian fala em "perda incalculável". "Alguns brasileiros veem no incêndio uma metáfora dos traumas do país, que luta contra níveis alarmantes de crimes violentos e os efeitos de uma recessão que deixou mais de 12 milhões de desempregados", diz o texto. 

A publicação ainda destaca frases da candidata Marina Silva, que chamou o acidente de "lobotomia à memória brasileira", e aborda os cortes no investimento à ciência promovidos durante o governo Temer.
O francês Le Figaro trouxe um vídeo mostrando cenas do fogo e entrevistas com funcionários. No espanhol El País, destacou-se que a instituição guardava a "maior e mais importantes coleção indígena e a biblioteca de antropologia mais importante do país". 

O Museu do Louvre, em seu perfil numa rede social, também tratou do assunto: 
"É com grande comoção que recebemos a notícia do dramático incêndio que atingiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O Museu do Louvre manifesta sua mais sincera solidariedade com o museu e sua equipe. É uma enorme perda para o Brasil e para o patrimônio mundial"

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Casa Legal: Mais de 1.000 famílias de Praia Grande já aderiram ao programa

Ação integra trabalhos de regularização fundiária da Prefeitura

Cotidiano

Estabelecimentos comerciais recebem fiscalização do Procon/SP em Bertioga

A ação teve a participação do Órgão Municipal de Defesa do Consumidor.

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter