Impostômetro da ACSP atinge a marca de R$ 100 bilhões amanhã, às 12h20

O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano

Comentar
Compartilhar
13 JAN 2017Por Folhapress22h30

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registra neste sábado (14/1), às 12h20, a marca de R$ 100 bilhões. O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagas pelos brasileiros desde o primeiro dia do ano. Em 2016, o valor foi arrecado no mesmo dia, o que significa que a economia ainda não está melhorando.

“Os primeiros dados de 2017 mostram que a economia continua em recessão, justificando plenamente um ciclo mais intenso da queda de juros, pois só assim será possível reativar a economia e, consequentemente, aumentar o nível da arrecadação”, diz Alencar Burti.

No portal www.impostometro.com.br é possível visualizar os valores arrecadados por período, por estado, município e categoria (produção, circulação, renda, propriedade).

O Impostômetro foi implantado em 2005 pela ACSP para conscientizar o cidadão sobre a alta carga tributária e incentivá-lo a cobrar os governos por serviços públicos de qualidade. Está localizado na sede da ACSP, na Rua Boa Vista, centro da capital paulista. Outros municípios se espelharam na iniciativa e instalaram painéis, como Florianópolis, Guarulhos, Manaus, Rio de Janeiro e Brasília.