Foguete chinês descontrolado se aproxima da Terra e há chance de ele cair no Brasil; entenda

A probabilidade de isso acontecer é pequena, mas existe

Comentar
Compartilhar
08 MAI 2021Por Da Reportagem10h30
Um foguete chinês descontrolado de aproximadamente 20 toneladas está se aproximando da Terra e o Brasil aparece como um possível destino para os seus destroços.Um foguete chinês descontrolado de aproximadamente 20 toneladas está se aproximando da Terra e o Brasil aparece como um possível destino para os seus destroços.Foto: Reuters/AB

Um foguete chinês descontrolado de aproximadamente 20 toneladas está se aproximando da Terra e o Brasil aparece como um possível destino para os seus destroços. Porém, a chance de isso ocorrer é inferior a 2%, segundo cálculos da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), pela empresa de meteorologia Clima ao Vivo e pela comunidade internacional.

Para falar de números exatos, a chance é de 1,48%. A probabilidade de isso acontecer é pequena, mas existe. 

O foguete deve entrar na atmosfera por volta das 09h53 desse domingo, dia 09, pelo horário de Brasília. A margem de erro dos cálculos pode chegar a 12 horas, o que fará com que o equipamento passe pelo Brasil ao menos 4x.

Apesar do risco baixo o foguete tende a ser destruído antes de atingir 60 km/h de altitude. A própria natureza (através do ar e do calor) se encarregará de fazer dele pequenos fragmentos que, caso atinjam áreas urbanas, não causem explosões ou danos maiores.

Os cálculos são refeitos de hora em hora e tudo está sendo monitorado por especialistas.