Festival de Cultura Manual na Pinacoteca de São Paulo

Com entrada franca, o evento será realizado pela Floristas Produções nos dias 4 e 5 de novembro

Comentar
Compartilhar
02 NOV 2017Por Rafaella Martinez11h30
O Mercado Manual entra no calendário de ações de 2017 do espaçFoto: Divulgação

No coração do museu de artes mais antigo de São Paulo, arte visual e artesanto se encontram neste final de semana: a Pinacoteca abre as portas para o Mercado Manual, festival de cultura feita à mão que há quase dois anos cultiva curadoria voltada ao comprometimento com o design autoral e ético. Com entrada franca, o evento será realizado pela Floristas Produções nos dias 4 e 5 de novembro e conta com mais de 60 expositores, shows autorais, talk especial, praça gastronômica, atrações infantis e diversas oficinas.

“A Pina está muito feliz por receber esta iniciativa, que vem dando tão certo em outros espaços. Teremos entrada gratuita o feriado inteiro e esperamos que o público aproveite os dias de folga e o fim de semana para nos visitar e aproveitar a feira e as atividades culturais”, afirma Paulo Vicelli, diretor de Relações Institucionais da Pinacoteca de Sa?o Paulo.

O Mercado Manual entra no calendário de ações de 2017 do espaço - que recebe cerca de 30 exposições e 500 mil visitantes ao ano - e comemora o reconhecimento de ter sua primeira edição na Pinacoteca acontecendo durante exposições como “No Subúrbio da Modernidade – Di Cavalcanti 120 anos”, entre outras que têm tido uma média de visitação de oito mil pessoas nos feriados.

“Ter a chancela de mais um grande museu fortalece o nosso trabalho e mostra que estamos seguindo pelo caminho certo, passando exatamente a mensagem que gostaríamos desde o início”, comenta Daniela Scartezini, fundadora da Floristas Produções, fazendo referência à parceria com outro gigante das artes, o Museu da Casa Brasileira, que está no projeto desde o início e já soma seis edições, além das especiais no MorumbiShopping e no MecaInhotim.


 Atrações

Com mais de 60 expositores distribuídos pela área de estacionamento da Pinacoteca, a edição oferece aos visitantes itens para casa, acessórios, joias, cosméticos, moda e produtos infantis, além de praça gastronômica. Durante os dois dias de evento serão realizadas as já conhecidas oficinas gratuitas, quatro shows de projetos autorais, entre eles uma apresentação especial do violinista francês Nicolas Krassik e um talk especial com a designer Nicole Tomazi, que apresenta uma visão baseada na vivência profissional e também em pesquisas sobre a atuação denominada “Designer-Artífice”, sob o viés da manualidade como possibilidade de transformação social.

Entre os expositores estão nomes como A Mafalda (sapatos), Igor Sabah (design e casa), Cru Atelie(moda), Iara Wisnik (moda), Popoke (design em madeiras), Tucum (artigos indigenas), PP Acessórios (bolsas e acessórios em couro), Atelier Casa Azul (cerâmica), Sabon Sabon (sabonetes), Laura Mallozi (joias), Atelie Cui Cui (roupas infantis), Duo Solo (vasos em cimento), entre outros.