SABESP AGOSTO DESK TOPO
SABESP AGOSTO MOB

Evento que incentiva amamentação, Agosto Dourado inicia atividades neste sábado

Programação on-line é alternativa para conscientizar sobre a importância do alimento de ouro

Comentar
Compartilhar
31 JUL 2020Por Da Reportagem22h00
Neste ano, a SMAM tem como tema o impacto da alimentação nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de apoiar a mulher que amamenta, proporcionando melhores condições de saúde para todos os seres vivosFoto: Elza Fiúza/Agência Brasil

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), campanha global que chega à 29ª edição, na Baixada Santista vai se adaptar ao cenário imposto devido ao combate do novo coronavírus (Covid-19). Em todas as cidades, a programação do Mamaço acontecerá  de forma virtual.

Desta vez, os encontros serão virtuais, e serão divididos pelos dias do evento, que vão de 1º a 7 de agosto e durante todo esse mês, marcado pela luta ao  incentivo à amamentação.

Neste ano, a SMAM tem como tema o impacto da alimentação nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de apoiar a mulher que amamenta, proporcionando melhores condições de saúde para todos os seres vivos.

Os objetivos da mobilização são formados por quatro pilares: informar as pessoas sobre os vínculos entre a amamentação e meio ambiente/mudanças climáticas; ancorar a amamentação como uma decisão climática inteligente; gerar maior empenho de indivíduos e organizações em prol de maior impacto; e galvanizar ações para melhorar a saúde do planeta e das pessoas através da amamentação.

As cidades da região estão preparando o Dia do Mamaço virtual. Em Santos, o evento está programado para o dia 8 de agosto, às 16h, pelo zoom. No Guarujá, o evento acontece dia 15 de agosto, às 16h, pelo Instagram.

No instagram da assessoria materna Anjos do Leite, a programação também continua. No dia 1º, haverá uma live sobre introdução alimentar, com a nutricionista Carina Schena, que é especialista em nutrição infantil. No dia seguinte, (2), a pediatra Giulia Obadia, da Clínica Solaciis - Saúde Integrada, vai falar a respeito do que esperar dos primeiros dias do recém-nascido e de como reconhecer sinais de emergência.

Dando continuidade, no dia 3, o assunto será o sono do bebê, com Ariadne Annibal, que é enfermeira, educadora integrativa do sono infantil e educadora parental. Já no dia 4, a psicóloga materno-infantil Bruna Szegedi vai falar sobre os aspectos psicológicos da gestação ao puerpério e sua relação com a amamentação.

Na sequência, dia 5, a nutricionista Carol Franco, da Nutrição sem Complicação, aborda a importância da nutrição desde a gestação até o pós-parto, para a amamentação e desenvolvimento do bebê. No dia seguinte, a enfermeira especialista em aleitamento materno Sandra Abreu, idealizadora da assessoria materna Anjos do Leite, vai detalhar o "Bê-A-Bá" da amamentação, da gestação a volta ao trabalho.

Já no dia 7, finalizando a SMAM, a pediatra Márcia Faria Rodrigues, da Clínica Mar Saúde, de Santos, vai fazer uma live sobre vacinas, amamentação e sua contribuição para um planeta mais saudável.

OPORTUNIDADES.
Ainda no primeiro dia do evento,1 de agosto, às 10 horas, haverá um curso gratuito de amamentação, preparado pela Clínica Mar Saúde. Ele será ministrado por meio do aplicativo Zoom. Para participar, é preciso efetuar a inscrição por meio do número de WhatsApp (13) 99147-8973. As vagas são limitadas.

Além disso, Sandra Abreu vai sortear um curso prático de amamentação on-line gratuito, com oito módulos. Os assuntos vão desde técnicas de amamentação a formas de aumentar a produção de leite, entre outros temas.

Vale destacar, ainda, que, ao longo de toda a semana, haverá outros sorteios. Quem conferir as lives, vai concorrer a: assessoria de amamentação on-line; consultoria do sono on-line; ensaio fotográfico on-line, com a fotógrafa Gabriella Gomes; almofada de amamentação, da Atelier Feito de Amor; e a canecas personalizadas, com os logos da SMAM 2020 e da Anjos do Leite, kit para a própria pedida fazer sua joia de leite materno, da @laktoleitematermo

Mais informações e marcações de entrevistas pelo telefone: 13/99740-9393.