X

Brasil

Estados precisam de aumento de impostos, diz Confaz

A recessão econômica combinada com renúncias de impostos, concedidas pela União, afetou a arrecadação de todos os Estados

Folhapress

Publicado em 18/06/2016 às 15:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A situação do Rio é extrema mas a crise financeira tira o sono de praticamente todos os governadores atualmente.

A recessão econômica combinada com renúncias de impostos, concedidas pela União, afetou a arrecadação de todos os Estados.

Parte dos impostos cobrados pelo governo federal segue para Estados e municípios. Quando há renúncia, todos perdem arrecadação.

A situação da maioria é crítica, segundo o coordenador do Confaz (conselho que reúne os secretários estaduais de Fazenda), André Horta Melo. E a solução passa necessariamente pelo aumento de impostos.

Governadores têm encontro marcado com o presidente interino Michel Temer nesta segunda (20) e, segundo Horta, eles reivindicarão aumento de carga tributária.

"Quando Temer assumiu, pensamos que iria se resolver a questão da CPMF, mas isso não aconteceu. Renegociar dívidas resolve apenas a situação dos maiores Estados, mas não da grande maioria", disse ele.

Os governadores, liderados pelo Rio, pedem que a União dê carência de dois anos para que os Estados voltem a pagar por sua dívida. O governo quer um prazo menor, com retorno progressivo do pagamento.

Horta afirma que, para resolver a questão de maneira duradoura, será preciso rever renúncias fiscais concedidas no passado.

O secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte afirma que estimativas feitas pelo Confaz indicam que a volta do Imposto do Renda sobre lucros e dividendos, retirado ainda no governo FHC, poderia gerar R$ 50 bilhões por ano em impostos. Pouco menos de metade disso desaguaria nos cofres de Estados e prefeituras.

"É uma forma de atender, com um único instrumento, todos os entes que estão em dificuldade", disse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Veja imagens da destruição do Escolástica Rosa; VÍDEO

Inaugurado em 1908, o local foi responsável pela formação de milhares de santistas e hoje agoniza

Cotidiano

Frente fria vai romper onda de calor e chega no Litoral de SP no dia 14

Segundo a previsão do tempo, nesta quarta-feira (8), os termômetros vão a chegar 35° e a sensação pode chegar a 41°

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter