X

Brasil

Estado do Pará prende ativistas pelos direitos humanos

A prisão seria uma forma de ­desmoralizar as lideranças que lutam ao lado dos pequenos produtores rurais, ribeirinhos, sem-terra e descendentes de ­escravos.

Nilson Regalado

Publicado em 01/04/2018 às 14:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Este é mais um episódio no embate entre boias-frias e fazendeiros do Pará. / Agência Brasil

Sem sequer ouvir o Ministério Público e baseada em depoimentos de fazendeiros, uma juíza do Pará decretou nesta semana a prisão do padre José Amaro Lopes de Sousa. A prisão do religioso foi interpretada como uma forma de aparelhamento do Judiciário por parte de ruralistas e ­latifundiários, uma tentativa de intimidar a ação de defensores dos direitos humanos e lideranças dos trabalhadores rurais no Estado.

A prisão seria uma forma de ­desmoralizar as lideranças que lutam ao lado dos pequenos produtores rurais, ribeirinhos, sem-terra e descendentes de ­escravos.

Este é mais um episódio no embate entre boias-frias e fazendeiros do Pará, estado que foi o palco do massacre de 19 trabalhadores sem-terra em Eldorado do Carajás, assinados por policiais militares em 1999. 

O Pará também protagonizou o assassinato da religiosa norte-americana Dorothy Stang, em 2005, morta por defender agricultores de subsistência contra os interesses dos grandes fazendeiros. Em 2017, aconteceu no município de Pau d´Arco, também no Pará, a maior chacina de boias-frias em todo o mundo, com o assassinato de dez trabalhadores rurais por policiais militares.

Mesmo diante de tamanha violência no campo, a Justiça do Estado resolveu prender o padre, reconhecido como um importante defensor dos direitos humanos e herdeiro do legado de Dorothy Stang no combate àqueles que querem se apropriar criminosamente de terras públicas para explorá-las, à custa da expulsão do povo que precisa das terras para sobreviver.

Desde 2001 o Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, da Comissão Pastoral da Terra, vinculada à Igreja Católica, registra ameaças de morte contra o padre Amaro, que se sucederam diversas vezes nos anos seguintes. Por ironia, o inquérito policial que culminou na prisão de Amaro o acusa de incitar homicídios.

Até o fechamento desta edição, o religioso permanecia sob custódia no município de Altamira, no mesmo presídio onde estão os condenados pelo assassinato de Dorothy Stang.

A música, a Física...
Na próxima sexta-feira acontece a segunda rodada de bate-papos ‘Ciência em Diálogo’, que reúne físicos e artistas para trocar ideias com uma plateia formada basicamente por estudantes e professores no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, 2.424. O evento conta com a parceria do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental.

...a arte, os planetas...
O primeiro bate-papo da série, em março, contou com a presença do norte-americano naturalizado brasileiro Nathan Berkovits, graduado em Física na Harvard University e professor do Instituto de Física da Unesp. 

...a fotografia e a...
Também contrabaixista, Berkovits debateu com a plateia o legado do astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), que revolucionou a Ciência há 400 anos. Kepler elucidou o movimento dos planetas em órbitas elípticas ao redor do sol tendo como ponto de partida o conceito de intervalo musical, que define se o tom é mais grave ou mais agudo entre duas notas. 

...beleza do conhecimento!
Na próxima sexta-feira, o tema da roda de conversa é Fotografia Espacial. Apenas 30 senhas são distribuídas aos interessados a partir das 18h30. O bate-papo acontece das 19 às 21 horas e a entrada é gratuita.

Ofertas na feira
Caqui rama-forte, limão taiti, abacate, goiaba branca, coco verde, manga tommy, laranja seleta, berinjela, pimentão verde, couve manteiga, milho verde; alfaces crespa, lisa e americana; cenoura, batatas lavada e asterix e alho chinês fecharam a semana com preços em baixa na Ceagesp.

Filosofia do campo:
“Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma” 
Joseph Pulitzer (1847/1911), jornalista e editor húngaro inventor da manchete.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

Ideia

Construtor sugere fundação nos moldes da Pinacoteca para 'novo' Escolástica Rosa

"Se formarmos um grupo e esse grupo for inteligente, envolve toda a sociedade no projeto"

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter