X

Nosso Senna

Escultura do piloto Ayrton Senna é inaugurada no Autódromo de Interlagos

Obra produzida pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto, faz parte das comemorações dos 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil

Da reportagem

Publicado em 10/11/2022 às 13:34

Atualizado em 10/11/2022 às 13:37

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Lallali Senna, Viviane Senna e o prefeito de SP, Ricardo Nunes, durante inauguração da estátua do piloto Ayrton Senna, no Autódromo de Interlagos / Reprodução/TV Globo

Nesta última quarta-feira (9), a prefeitura de São Paulo inaugurou uma escultura do ex-piloto brasileiro e tricampeão mundial, Ayrton Senna, dentro do Autódromo de Interlagos, na zona sul da capital paulista. 

Produzida pela artista Lalalli Senna, sobrinha do piloto, a obra tem 3,5 metros de altura, pesa 550 quilos e faz parte das comemorações dos 50 anos de Grandes Prêmios no Brasil. A escultura ficará exposta no Setor A, área nobre do Autódromo José Carlos Pace.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes, da irmã do piloto, Viviane Senna, além de Alan Adler, promotor do GP São Paulo de Fórmula 1, entre outras autoridades e familiares do atleta morto em 1994.

“Senna não é só um campeão, mas representa sensibilidade, ética e caráter para todos os brasileiros. E São Paulo, que era a cidade dele, não tinha uma obra em homenagem a esse grande piloto”, disse o prefeito. “Quando a família Senna nos procurou com a proposta, surgiu outros lugares para colocarmos a obra, mas falamos que o Autódromo era a casa dele. Aqui, o público terá acesso à escultura, que será aberta para visitação constante e com segurança”, explicou Ricardo Nunes.

Para garantir que a escultura seja vista para quem apenas passe pelo local, a prefeitura também vai derrubar um muro do Autódromo. Os trabalhos devem estar finalizados até o fim do ano. “Além disso, todo o material de divulgação da cidade mostrará a obra como ponto turístico para visitação”, anunciou o prefeito Ricardo Nunes.

A autora da obra, Lalalli Senna, explica que a obra foi elaborada em alumínio polido e facetado, de forma que os visitantes, ao contemplarem Senna, vejam a si mesmos refletidos de volta. “O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós”, disse a artista e sobrinha do piloto. 

A escultura foi um pedido da mãe do piloto, dona Neyde, para reter a memória e a imagem do filho. “Estamos realizando um sonho. Inicialmente, essa era uma história da família, mas pensamos em dividir esse momento com os paulistas e brasileiros, que amam o Ayrton, disponibilizando a obra para a cidade”, contou a presidente do Instituto Ayrton Senna e irmã do piloto, Viviane Senna. 

O promotor do GP São Paulo de Fórmula 1 destacou o fato da entrega ser feita na semana do evento, que está completando 50 anos no Brasil. “Ter a imagem do Senna aqui nos trará essa energia das corridas todos os dias”, disse Alan Adler.

Público

Em fevereiro de 2023, a obra “Nosso Senna” será inaugurada ao público em grande estilo. O trabalho ganhará um toque phygital com diversas atrações interativas, tornando a escultura um ponto de visitação. A partir dessa data, as pessoas poderão ver a peça, de acordo com o funcionamento do autódromo.

Através de QR-Codes instalados junto ao busto e em seu entorno, o público poderá acessar vídeos com mais informações sobre o piloto, poderá ouvir playlists de suas músicas prediletas e algumas outras surpresas cujos detalhes seguem mantidos em segredo, como um mini game feito especialmente para os fãs.

A ação é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), contando com o patrocínio de Visa, apoio de Grupo GPS, CantuStore, Benedito Abbud Arquitetura e colaboração do Banco Safra e LK2 Construtora. A Prefeitura de São Paulo disponibilizou o local e autorizou a instalação da Escultura em espaço público.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai descer? Via Anchieta tem tráfego congestionado no sentido litoral

Lentidão é reflexo de um acidente, segundo informado pela Ecovias

Guarujá

Incêndio atinge área de mata no morro do Sorocutuba, em Guarujá; VÍDEO

O Corpo de Bombeiros foi acionado e trabalhou no combate ao fogo. Local era considerado de difícil acesso

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter