X

Brasil

Escritório de Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, é alvo do MP

Buscas fazem parte de uma de uma investigação sobre supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro para facilitar negócio no ramo de energia eólica

Da Reportagem

Publicado em 16/09/2020 às 19:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O deputado federal Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara / MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Na manhã desta quarta-feira (16), o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná e a Polícia Civil cumpriram mandado de busca e apreensão no escritório do deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. O escritório fica em Maringá, a 430 km da capital Curitiba.

As buscas fazem parte de uma de uma investigação sobre supostos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro para facilitar negócio no ramo de energia eólica, de acordo com o MP. As fraudes ocorreram, segundo o Gaeco, entre o final de 2011 e o ano de 2014.

A investigação teve início a partir da remessa de peças por parte do Supremo Tribunal Federal (STF), em novembro de 2019, decorrentes de colaboração premiada feita no âmbito da Operação Lava Jato, informou a Promotoria do Paraná.

Segundo os investigadores, a apuração trata de fatos ocorridos entre o final de 2011 e 2014. Na época Ricardo Barros era Secretário da Indústria e Comércio do Paraná, durante o governo de Beto Richa.

Além do escritório do deputado, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Curitiba, Maringá, Paiçandu e São Paulo. As ordens judiciais, expedidas pela 12ª Vara Criminal da capital paranaense, estão sendo cumpridas num escritório de contabilidade e em outros três endereços comerciais (onde funcionam quatro empresas), além de quatro residências.

A assessoria do deputado, em nota, informou que Barros "está tranquilo e em total colaboração com as investigações". "O parlamentar reafirma a sua conduta ilibada e informa que solicitou acesso aos autos do processo para poder prestar mais esclarecimentos à sociedade e iniciar sua defesa. Ricardo Barros, relator da Lei de Abuso de Autoridade, repudia o ativismo político do judiciário".

Ricardo Barros assumiu a liderança do governo Bolsonaro na Câmara em agosto, substituindo o deputado Vitor Hugo (PSL-GO). Barros também foi ministro da Saúde de 2016 a 2018, durante o governo Temer. 

* Com informações de Estadão Conteúdo

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter